quarta-feira, 5 de abril de 2017

FÓRUM DA CIDADANIA COLHE MAIS DE 500 ASSINATURAS E PEDE O RETORNO DA TRANSMISSÃO DAS SESSÕES LEGISLATIVAS

(Foto: Logo Marca do Fórum da Cidadania de Macajuba

Na segunda quinzena de março o Fórum da Cidadania de Macajuba iniciou junto a sociedade macajubense um movimento de abaixo-assinado pedindo o retorno da transmissão das sessões da Câmara de Vereadores. As transmissões estão suspensas desde o final do ano passado, quando o presidente da Casa rescindiu o contrato com Associação Beneficente Padre Bernardo, entidade responsável por gerir a Rádio Comunitária Capivari FM.

O presidente da Câmara, Ivanberg Pamponet, alega que recebeu uma notificação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e por esse motivo suspendeu as transmissões. Essa não é a primeira vez que a transmissão é suspensa. Em meados de 2013, o então presidente da Casa, Alisson Santana, também suspendeu as transmissões alegando que havia sido notificado pelo TCM. No entanto, após forte pressão popular, Alisson buscou os advogados da Casa e retomou o contrato para transmissão das sessões.

O Fórum da Cidadania é uma organização social informal que se reúne mensalmente para debater temas de interesse público. Na reunião realizada no início de março o Fórum pautou a falta de transmissão das sessões que fere um dos princípios mais importante da administração pública: a publicidade. Todo cidadão tem o direito de saber o que está acontecendo nos poderes públicos do seu município, estado ou país. Esse é um direito garantido pela Constituição Federal.

Sendo assim, os membros decidiram se mobilizar e articularam juntamente com a sociedade civil um abaixo-assinado, o qual foi entregue ao presidente da Câmara na última segunda-feira,03 de abril de 2017, pela manhã, com mais de 500 assinaturas de cidadãos macajubenses que pedem o retorno das transmissões.

À noite, pouco antes da sessão, membros do Fórum da Cidadania distribuíram aos vereadores cópias do ofício que havia sido entregue ao presidente da Câmara, pela manhã. Além disso, o programa “Voz da Cidadania” - transmitido todas as segundas-feiras pela Capivari FM, sempre às 18h30min - dedicou-se integralmente a falar sobre esse tema.


O Fórum da Cidadania e a sociedade macajubense aguardam que o presidente da Câmara de Vereadores aja com bom senso e busque junto à assessoria jurídica da Casa alternativas para retomar a transmissão das sessões. O Fórum reitera o seu papel enquanto organização civil e convida todos que queiram participar das reuniões mensais. Sendo que a próxima reunião está agendada para o dia 8 de maio, às 19;30, no CTL. Venha participar você também!

Fonte: Fórum da Cidadania de Macajuba

Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Moradores pedem providencias com lixo em residência de homem com problemas mentais em Nova Cruz que tem causado transtorno

(Fotos cedida por internauta)


Na última segunda-feira,03 de abril de 2017, O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), recebeu imagens e um texto no WhatsApp de moradores indignados com uma situação que vem causando transtorno nas imediações da Rua Aurora no distrito de Nova Cruz, distrito que fica a 13 km de Macajuba.


O texto enviado diz: “ tem como colocar no blog essas fotos? Nós não estamos aguentando, mas a imódica aqui na casa do homem com problemas mentais, além do acumulo de agua que pode causar dengue, tem mau cheiro de fezes e muita sujeira, pedimos as autoridades que tomem uma atitude cadê os vereadores fiscais da cidade que não toma uma providencia?

Meio dia ninguém aguenta odor na hora do almoço é dar até nojo,Cristiano ver se os caras dar limpeza toma uma providencia nos não estamos mais aquentando, mas essa situação meu pai não aguenta, mais. ”

O problema do homem com problemas mentais é antigo e já foi divulgado aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Nossa reportagem entrou em contato com a agente de saúde da área a senhora Sonia, ela disse que a irmã do homem com problemas mentais o procurou para ver se ela conseguia uma caçamba para ela recolher o lixo. 
 

Ela disse que falou com Dinho, fiscal do distrito e que nesta quarta-feira.05 de abril de 2017, irá falar novamente.



Ligamos para o secretário de saúde do município O Sr. Martonio, mas ele não atendeu nossas ligações, apesar de ser um telefone pessoal, Martonio é alvo de muitas críticas por não atender os telefonemas o vereador Neto Macêdo, fez uma crítica na sessão de segunda-feira.03 de abril de 2017, sobre a postura do secretário em relação ao telefone, Martonio, disse ao Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) que recebe muitas ligações e por isso tem essa dificuldade de atender.

 




Publicidade



Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google