terça-feira, 29 de agosto de 2017

Equipe do PSF do Povoado de Santa Luzia promoveu ações de saúde na região da Volta nesta terça-feira

(Foto: postado no grupo do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) no WhatsApp)


Nesta terça-feira, 29 de agosto de 2017 a Equipe do PSF do povoado de Santa luzia promoveu saúde, esteve na região da Volta zona rural de Macajuba e levou palestra, testes rápidos, aferição de P.A e glicemia, vacinação, consulta médica e orientação de saúde bucal.


Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

DIA NACIONAL DO VAQUEIRO (29 DE AGOSTO), prefeita de Macajuba divulga homenagem

(Foto: Divulgação)
O Dia Nacional do Vaqueiro em 29 de agosto de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que foi instituída pela Lei Nº 11.797 de 29 de outubro de 2008, e que teve sua origem no "Dia do Vaqueiro" do Estado brasileiro do Piauí em caráter de manifestação estadual.


Essa data comemorativa de brasileiros nascida no Piauí tem por fim, marcar a data daquela que é considerada como a 1ª passeata de vaqueiros nas Terras Brasilis, que se deu em 29 de agosto de 1944, como parte daquela que é tida como a maior festa de vaqueiros do Brasil, com a participação [sempre crescente] de cerca de mil vaqueiros, que se concentram na cidade brasileira de União-PI em louvor a São Raimundo Nonato.

É também uma homenagem essa gente formada pela fusão de diversas raças, que tem no gado, no cavalo e na música seus grandes companheiros, com suas vestimentas compostas pelo terno ou gibão de couro, pelo chapéu e por suas sandálias feitas do couro do veado capoeiro, enquanto homens do sertão que enfrentam matas espinhosas nas caatingas e serrados brasileiros com seu aboio característico à procura do gado perdido, sendo por suas peculiaridades, figuras representativas da cultura brasileira, especialmente do sertão nordestino do Brasil.

Para conhecimento, no norte e nordeste do Brasil, o vaqueiro é um termo que designa a pessoa responsável por cuidar de um rebanho de gado, de modo análago à concepção norte-americana do cowboy.

Lidar com o gado no Brasil, seja na caatinga ou em outro lugar qualquer, cheio de galhos e espinhos, é muito difícil, por isso o vaqueiro tem que usar uma roupa própria, com condições de enfrentar essa vida, e que funcione como uma couraça ou armadura.

A vestimenta do vaqueiro é caracterizada pela predominância do couro cru e curtido, geralmente, utilizando-se processos primitivos com a remoção de todo o pelo, o que o deixa da cor de ferrugem, flexível e macio. Antigamente era usado o couro de veado catingueiro, mas por conta de essa espécie encontrar-se em extinção, passou a usar-se o couro de carneiro e de bode, que no sul é chamado de pelica.

No Norte e nordeste do Brasil, o Português radicado se transformou no vaqueiro, que faz uso de indumentária própria feita de couro, composta por perneira (calça), gibão (dolmã ou jaqueta de couro, sobretudo), chapéu (de couro de abas largas dobradas no meio), peitoral (avental de couro), luvas e botas também de couro, além de cantil e outros equipamentos de sobrevivência. é que na lida do dia a dia, o couro protege a pele do vaqueiro contra queimaduras vindas do sol, e nas constantes correrias dos cavalos, contra os galhos e espinhos das árvores da caatinga, própria dessa região do Brasil.

O gibão ou dolmã, esse sobretudo, é enfeitado com pespontos e fechado com cordões de couro. O pára-peito ou peitoral é seguro por uma alça que passa pelo pescoço. [por conta do frio, no sul do Brasil, usa-se também um cobertor com um furo no centro, o chamado "poncho".] As perneiras que cobrem as pernas do pé até a virilha, são presas na cintura para que o corpo fique livre para cavalgar. As luvas cobrem as costas das mãos, deixando os dedos livres. E nos pés o vaqueiro usa alpercatas ou botinas. O jaleco parece um bolero, feito de couro de carneiro, sendo usado geralmente em festas. Tem duas frentes: uma para o frio da noite, onde conserva a lã, outra de couro liso para o calor do dia. O chapéu protege o vaqueiro do sol e dos golpes dos espinhos e dos galhos da caatinga e, às vezes, a sua copa é usada para beber água ou comer.
O vaqueiro também usa sempre um par de esporas e nas mãos uma chibata de couro, indicando que, se não está montado poderá fazê-lo a qualquer momento.
A vida dos vaqueiros de hoje não difere da de antigamente, pois o sertanejo não está motorizado. Correr atrás do animal desgarrado com seu cavalo, faz parte do dia a dia dessa gente. Por isso, é bastante comum ver esses homens vestidos de roupa de couro, em correrias por estradas de terras da área rural, atrás das reses, arriscando sua vida na caatinga com seus espinhos, em lugares cheios de surpresas que algumas vezes até provocam a queda dos cavalos.
O trabalho do vaqueiro é árduo e contínuo. Ele passa grande parte do tempo montado a cavalo, percorrendo a fazenda, fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas [fonte, rio, lagoa ou qualquer manancial existente numa propriedade agrícola].
O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros (rio, riacho, lago). Na época da migração sazonal, o vaqueiro tem que conduzir o gado para lugares distantes na ida e na volta.
Em algumas propriedades a migração sazonal não é necessária, porque existem aguadas nas proximidades. Nessas regiões, como por exemplo no vale do Moxotó em Pernambuco, normalmente os cactos são abundantes. Os restolhos do roçados de algodão, feijão, fava e milho também são usados na alimentação do gado, assim como o caroço de algodão ou os ramos da catingueira, mulungu, jurema e angico, que têm que ser podados pelo vaqueiro. Nos anos mais secos, alguns cactos como o mandacaru e o xique-xique, também precisam ser queimados, antes de servirem para alimentação dos animais. A macambira, no chamado semi-árido, além de ser queimada, ainda deve ser picada, nessa que é uma região caracterizada pela baixa umidade e pequeno volume de chuvas.
Cabe ao vaqueiro ainda, reunir os animais nos currais, além de ferrar o gado, ou seja, utilizar-se de um ferro em brasa para colocar em cada um a marca do seu dono, cuja prática é bastante comum em todos os lugares do Brasil.
uma das principais características do vaqueiro é o aboio, que consiste num canto sem palavras, cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral. Eles aboiam também, quando precisam orientar um companheiro que se perde numa serra, ou se extravia numa caatinga.

Fontes consultadas:

Fonte: http://datascomemorativas.org/dia-nacional-do-vaqueiro-29-de-agosto/
Publicidade



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Macajubense Froza agitou último dia da micareta 2017 em Ruy Barbosa, confira o vídeo

(Fotos cedidas pela assessoria do cantor)
Filho da macajubense Edmeia Carvalho, Felipe Carvalho, o Froza, já passou pela Banda Rapazolla e agora carreira solo, ele vem arrebentando, morando em Salvador, mas já residiu em Macajuba, estudou e já trabalhou na Capivari FM, o playboy continua arrasando os corações, só que agora é no axé music.




Froza tocou no domingo, 27 de agosto de 2017 na última noite da micareta 2017.





Confira os vídeos dos melhores momentos de Froza no Micareta de Ruy Barbosa:


 

Publicidade

Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Projetos, embates entre alguns vereadores e mudanças foram destaques na sessão da Câmara municipal de Macajuba

(Foto e vídeos Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


A sessão da Câmara de Vereadores de Macajuba, desta segunda-feira,28 de agosto de 2017, foi movimentada por projetos, embate entre alguns vereadores e mudanças nas sessões.

A sala da Câmara ganhou uma TV nova e bem mais moderna do que anterior, a sessão começou atrasada devido a um problema técnicos nos computadores, mas os vereadores Neto Macêdo (PSB) e Hugo (PSD) Macêdo não deixaram “passar batido” e questionaram na tribuna.

Projetos: foi enviado para as comissões o projeto de suplementação para ampliação do cemitério e novamente tramitou o projeto para a construção de um refeitório para a Creche Julieta Sampaio, foi aprovado pelos vereadores a mudança do dia das sessões que será as quintas-feiras, durante a votação Everaldo (PT) questionou um possível erro no regimento, mas a mudança dos dias das sessões foi aprovada por todos.

Os vereadores Isack e Toi voltaram a falar do descaso que é a Embasa no município de Macajuba.

Confira o vídeo da fala de Isack:



Everaldo Macêdo, escrachou a atual administração, falou do transporte escolar disparou contra a gestão e chegou a chamar de facção criminosa, ainda lembrou o pouco tempo que alguns transportes escolares da gestão Tarciso teve ar-condicionado.

Vídeo da fala de Everaldo:




Embates: O vereador Hugo, teve um Embate com vereador Adenor Brandão (Toi), onde segundo Hugo estava na localidade citada pelo vereador Toi, que disse que as maquinas tinha passado no local, “sair de lá 5 horas da tarde e não tinha concertado os buracos ainda, será que o pessoal da prefeitura está trabalhando depois das 5:00 horas? Fazendo extra? Se tiver parabéns”. Palavras do vereador, Hugo falou sobre o lixo da Rua Velha em Nova Cruz, que foi matéria no Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) e parabenizou O Blog.

Veja o vídeo com a fala de Hugo:




Netinho, falou do evento da igreja Catolica e disse que lembrou o tempo que acompanhava o grupo jovem

Veja o vídeo:




Neto Macêdo, falou do atraso no para o início da sessão entre outros assuntos interessantes.

Veja o vídeo:


Outros destaques:
os formandos foram parabenizados entre eles o Blogueiro Danilo, o evento da igreja da Igreja Católica, o primeiro Encontro Diocesano de Catequese, o dia do vaqueiro, que é comemorado no dia 29 de agosto, Allison destacou o empenho do médico Dr. Lucas que estava almoçando em Nova Cruz e deixou o prato para ir socorrer uma pessoa que tinha caído de moto.

Mudanças: ao encerrar a sessão o presidente Ivan, informou das mudanças da Câmara, além do novo horário das sessões começando as 19:00 horas (sete) com tolerância de 15 minutos, as sessões serão realizadas as quintas-feiras, Ivan ainda deixou claro que as sessões agora retornam na sexta-feira, dia 08 por causa do feriado de 7 de setembro e finalizou dizendo que já está quase certo o contrato com uma rádio, apesar do presidente Ivan não ter dito o nome da emissora, a RB FM, já tem anunciado em sua programação que estará transmitindo as sessões da Câmara de Vereadores de Macajuba.

A direção do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) informou que passará a transmitir as sessões ao vivo a parti do dia 08, a transmissão será por conta própria do Blog.




Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para Cães e Gatos começa dia 01 de setembro no município de Macajuba

(Foto divulgação)

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para Cães e Gatos 2017 acontecerá no período de 1° de setembro a 16 de outubro tendo como Dia D Municipal 22 de setembro de 2017.


A raiva é uma doença que passa dos animais ao homem, transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.

“Não deixe seu melhor amigo com raiva! ”

A informação foi divulgada no Facebook SMS Macajuba.



Procure o a gente de saúde de sua região para maiores informações.


Publicidade 




 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Mãe que tem crianças com paralisia cerebral conseguiu comprar tanquinho de lavar após bingo realizado neste domingo em Macajuba

(Fotos: Secâo da Loja Center Móveis)

Quem não lembra da matéria que o Blog do Povo Macajubense postou aqui sobre a história de Analice de 24 anos, conhecida como Shai, moradora da Fazenda Santana na região do Angelim em Macajuba, vive há 6 anos uma luta para cuidar de seus dois filhos, Deise de 4 anos e Kaio de 6 anos, ambos com paralisia cerebral.

Neste domingo,27 de agosto de 2017, foi realizado um bingo no Bar Ranchão de Nega, para arrecadar fundos para a compra de um tanquinho de lavar para facilitar a vida da mãe que luta com os dois filhos com paralisia cerebral.


O tanquinho foi entregue na tarde desta segunda-feira,28 de agosto de 2017 pela equipe da Loja Center Móveis, Nega do Bar Ranchão e Shai agradecem a todos que colaboraram.


Depois da matéria do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), o acompanhamento do poder público com as crianças tem melhorado.



Vale lembrar que um primo do comunicador Cristiano Silva também doou um carneiro para um bingo em benefício das crianças que acontecerá em breve.

Publicidade 




 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google