sábado, 29 de setembro de 2018

Estudantes de Macajuba lembram o Setembro Vermelho, neste sábado (29) é o Dia Mundial do Coração



Compartilhe

(Fotos cedidas pelo organização)
A campanha Setembro Vermelho foi criada para prevenir a população das doenças cardiovasculares. Mais do que sentir seu coração é fundamental ter consciência sobre ele.

Trabalho realizado com algumas turmas do CECC 2ª série e no JP 9° Ano, lembrou a preocupação no aumento das doenças cardiovasculares em jovens.



A quantidade de vítimas das doenças cardiovasculares é alarmante. Os problemas do coração representam 43% dos óbitos no planeta, sendo a primeira causa de morte no Brasil e no mundo. 





As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos; três vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência); três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.



Frente à grandiosidade do problema, o objetivo não poderia ser tímido. Em 2014, decidido a mudar o panorama da saúde do coração no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou a campanha Siga Seu Coração e Tome uma Atitude.



As doenças do coração atingem população cada vez mais jovem e


Campanha Setembro Vermelho procura conscientizar sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares.






Em entrevista o sobre a prevenção das doenças cardiovasculares, o cardiologista do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marcelo Sampaio, citou alguns sinais que indicam que o nosso coração não vai bem, entre eles a dor no peito ao fazer algum esforço. Segundo Sampaio, mesmo que nunca tenha percebido nenhum sintoma de problema cardíaco, a pessoa com menos de quarenta anos deve ter, no mínimo, registros sobre a pressão, o colesterol e a glicemia. E pra quem já chegou aos quarenta, o indicado é incluir exames mais especializados à rotina.



O cardiologista afirmou que os cuidados com o coração devem começar desde a infância “Nós temos assistido hoje que as doenças do coração têm ficado cada vez mais precoces, se instalando em pessoas com idade abaixo de 30 anos. Isso se deu por conta da nossa alimentação, o sedentarismo, uso de drogas. Antigamente, elas se instalavam acima de 40, 50 anos. Hoje em dia, um jovem de 17 anos, de 25 anos, é muito comum ter um infarto, e é o que a gente quer evitar”, explica.


No dia 29 de setembro é celebrado mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.



Todos na mesma batida por um coração mais saudável.

Videos:



Publicidade:

Publicidade Google