domingo, 30 de setembro de 2018

Após perder tudo mulher de 65 anos está abrigada em instituição em SP e disse que familiares são de Macajuba



Na ultima quarta-feira, 26 de setembro de 2018, a redação do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), recebeu uma ligação de uma instituição chamada CALUZ (caminho de Luz), a psicóloga da instituição pediu auxilio do Blog mais acessado do município de Macajuba, para localizar os familiares de uma senhora de 65 anos que perdeu a tudo e atualmente vive na instituição CALUZ.

O recado na nossa pagina do Facebook diz: “Bom tarde Cristiano aqui é Neila, Psicóloga da Caluz aqui no Estado de SP. Conversei com você ontem a noite a respeito de uma Senhora que foi acolhida aqui na nossa Instituição, pois perdeu praticamente tudo que tinha. O nome dela é Maria Rosario da Silva Costa. Filha de Severo Rodrigues da Costa e Maria da Silva Costa. Hoje ela está com 65 anos.

Segundo informações dela ela ainda tem sobrinhos, irmãos e cunhados na cidade.

O pai dela tinha um sítio em Água Branca município de Macajuba, não sei se ainda tem. E a casa da família era na cidade.

Outros filhos da casal que segundo Rosario residem aqui em SP, mas desconhece o endereço: Luiz, Luzia, Margarida e Hilda.

Sobrinhos que segundo ela reside ai....Elza, petta, Dinho, Terezinha Costa Santana (irmã).

outra irmã Neli da Silva Costa.

Tem aproximadamente 30 anos que ela saiu de Macajuba.

o cunhado dela é conhecido como Zé relojoeiro, casado com Terezinha, pai de Dinho, Elza e Peta



O Sítio do Pai fazia divisa com as seguintes fazendas: Fazenda do Dr. Hélio, Maria Reis e da Dr. Nelson”,

Essa foto é  de 1981




 Foto atual
 Qualquer informação entre em contato com a redação do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) (074) 9 99959451


Publicidade:

O Campeonato Municipal de Macajuba teve dois jogos eletrizantes na tarde deste domingo, Santa Luzia perde, Palmeiras goleia com atuação brilhante do jogador Cabral.

Foto: Max Ribeiro / Torcida


No confronto das 13:00 se enfrentaram Santa Luzia x AMF.



No primeiro tempo o primeiro time a abrir o placar foi o AMF após golaço de falta de Peixinho camisa 11, 0x1 no jogo, jogo muito pegado, muitas faltas, torcida indo ao delírio, o time do Santa Luzia tentava buscar o gol de empate mas finalizava mal, e em ataque do AMF, Júnior camisa 5 ampliou o placar após linda troca de passes, recebeu a bola em seus pés e chutou no gol, e terminou assim o primeiro tempo Santa Luzia 0x2 AMF.



No segundo tempo o jogo ficou pegado, muitas faltas duras, entradas fortes, muitas jogadores reclamando, mas o time do Santa Luzia buscava seu primeiro gol do jogo, e conseguiu após bela jogada de Isack camisa 10 diminui o placar do jogo para 1x2, e não acabou por aí não, o Santa Luzia pressionava pelo gol de empate, e até conseguiu fazer o gol com Isack novamente, mas o jogador estava em posição irregular, e teve seu gol anulado, jogo pegou fogo até o final do segundo tempo, Júnior camisa 5 do AMF ainda teve a chance de ampliar o placar mas parou nas mãos do goleiro neto e na sobra chutou por cima do gol e terminou assim, SANTA LUZIA 1X2 AMF.





Já no confronto das 15:30 se enfrentaram União x Palmeiras.



No primeiro tempo foi dominação total do time do Palmeiras, em lindo chute ao gol Cabral camisa 40 abriu o placar após chute a bola fez curva e entrou no canto direito do goleiro, logo após cruzamento de Cabral, Dim camisa 11 ampliou de cabeça para 0x2 no placar, e não parou por aí, após assistência, Cabral ainda fez seu segundo gol, encobrindo o goleiro do União, placar 0x3 Palmeiras, e finalizando a goleada no primeiro tempo Kuka recebeu na área, chutou fraquinho no canto esquerdo do goleiro fechando o placar União 0x4 Palmeiras.



No segundo tempo logo no começo André camisa 6 fez o quinto gol do Palmeiras, o time do União não estava muito bem no jogo, mas na metade do segundo tempo conseguiu equilibrar mais a partida, teve poucas chances de gols, mas não conseguiam uma boa finalização, jogo de poucas faltas, e no finalzinho do segundo tempo Cabral camisa 40 com direito a hat-trick fez 6x0 Palmeira contra o time da União, e não parou por aí em, Cabral hoje estava expirado, fez seu quarto gol na partida e ampliando o placar para 7x0 com direito a poker-trick.




Placar final
UNIÃO 0X7 PALMEIRAS.




Aguarde a atualização do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Macajuba 2018.



Publicidade:

O dia mundial do Coração passou, mais os cuidados devem continuar sempre, Cardiologista atenderá duas vezes na Clinica Santa Luzia em Macajuba neste mês de outubro, saiba mais



O Blog líder em acessos de Macajuba falou do Setembro Vermelho, recebemos a boa notícia que no mês de outubro o alerta continua na Clinica Santa Luzia em Macajuba, com atendimento do Cardiologista nesta segunda-feira, 01 de outubro de 2018 e no dia 15 também de outubro.



Comemorado no ultimo sábado, 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração tem o objetivo de alertar a população sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde, através de hábitos saudáveis e exames periódicos.

A data foi definida no ano 2000 pela WHF – World Heart Federation – para lembrar uma das maiores causas de óbitos no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM (infarto agudo do miocárdio), que acaba sendo fatal para 30% deles.

Apenas em Santa Catarina, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registradas 10,9 mil mortes relacionadas a problemas do coração. As doenças do aparelho circulatório, que incluem infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, resultaram em 33,2 mil internações no ano passado.

O diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), Jamil Cherem, explica que vários fatores de risco podem causar doenças cardíacas, sendo alguns deles evitáveis. “Fatores genéticos e o envelhecimento da população são pontos que não podemos evitar. Homens acima dos 55 anos e mulheres acimas dos 65 anos já contam com maiores possibilidades de doenças cardíacas, mas os cuidados com o coração podem ser adotados em qualquer fase da vida”, destaca.

Obesidade, hipertensão, ingestão de álcool e tabagismo, stress, além de alimentação inadequada são alguns dos principais fatores de risco. Entretanto, de acordo com o diretor do ICSC, não adianta apenas tratar o paciente quando ele apresenta esses problemas. “Existem os fatores clássicos, mas é preciso trabalhar a prevenção ao invés de tratar o indivíduo apenas quando ele for obeso, diabético ou hipertenso. A prevenção é primordial”, ressalta. “Não adianta fazer check-up todos os anos e achar que está bem sem adotar um estilo de vida saudável, com prática de exercícios regulares e alimentação adequada. O exame pode estar bom, mas, sem mudança de hábitos, não adianta”, acrescenta.
Sinais de alerta



Principais fatores de risco para eventos cardiovasculares: histórico familiar, estresse, hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide.

Alguns sintomas que podem ser observados: falta de ar ou cansaço, que antes não eram percebidos, principalmente após a realização de algum esforço físico; dor como aperto; queimação ou pontada na região do tórax associada a formigamento ou dor no braço esquerdo e dor na região da mandíbula ou nas costas. Estes sintomas devem alertar o indivíduo a procurar um cardiologista.




Fonte: Floripa News




Publicidade:

Setembro Dourado A importância do diagnóstico precoce no tratamento contra o câncer infantojuvenil, para reforçar a importância dos pais realizarem consultas pediátricas regularmente com seus filhos na Clínica Santa Luzia em Macajuba

(Foto: Divulgação)

Para intensificar o movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, o mês de setembro é tradicional e mundialmente conhecido por representar a causa, que leva como símbolo o laço dourado. Como parte dessas ações, o Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou um artigo científico sobre o tema. Atualmente, o câncer na criança e no adolescente representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, sendo estimado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) a ocorrência de mais de 12 mil novos casos ao ano na faixa etária de zero a 19 anos.

Para a presidente da SBP, Dra. Luciana Rodrigues Silva, o pediatra tem papel essencial na suspeita diagnóstica do câncer. Entretanto, para alcançar o sucesso no tratamento, “é fundamental que os pais e cuidadores realizem consultas pediátricas regulares com seus filhos, visando o diagnóstico precoce da doença e sejam encaminhados para os centros oncológicos pediátricos de referência, permitindo assim, melhor chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida do paciente/família”, reforça.



Ela convoca todos os pediatras a apoiarem a mobilização do Setembro Dourado e ressalta que, no Brasil, a participação em protocolos cooperativos de tratamento, coordenados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), instituição parceira da SBP nessa causa, contribuiu significativamente para a melhora na sobrevida das crianças com câncer.



No artigo do Departamento Científico de Oncologia, os especialistas oferecem uma análise isenta sobre o quadro atual existente na rede pública para o enfrentamento desse problema e também sobre a relevância do papel do pediatra nesse esforço.



“Um alto nível de suspeição da doença deve estar presente no raciocínio do pediatra, o que permitirá atenção especial a determinados sinais e sintomas de alerta, promovendo desta maneira um reconhecimento mais rápido da doença”, alerta a presidente do Departamento, dra. Denise Bousfield.



AVANÇOS – Segundo ela, isso é importante, pois os sinais e sintomas presentes no câncer infantojuvenil não são específicos, mas “podem estar associados e/ou serem confundidos com os de outras doenças comuns na infância”. Contudo, como muitas vezes o diagnóstico é firmado com a doença já está em estado adiantado, é preciso ajustar as políticas públicas de acesso à rede de tratamento.



Ela destaca que houve avanços significativos com a publicação da Portaria nº 14 do Ministério da Saúde, publicada em 27 de fevereiro de 2014, que normatiza a Atenção Oncológica Pediátrica. Em 10 fevereiro deste ano, a pasta publicou o primeiro Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico. No entanto, ressalta que “é necessário que todos os estados da Federação tenham assistência organizada em níveis de hierarquia, com estabelecimento de fluxos de referência e contra referência, garantindo assim o acesso e o atendimento integral a todas as crianças e adolescentes”.



Segundo a pediatra, esses cuidados precisam contemplar desde os níveis da atenção básica à atenção especializada de média e alta complexidade de atendimento para que ocorram ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. “Outro aspecto que relevante a ser apontado é que a nossa informação gerencial epidemiológica é insuficiente em quantidade, dificultando a adequada avaliação do impacto do câncer em nossa população”, observa.



O tratamento do câncer infantojuvenil, aponta a especialista, deve ser realizado em centro especializado em oncologia pediátrica, por equipe multiprofissional e individualizada para cada tipo histológico específico e de acordo com a extensão clínica da doença (estadiamento).



SENSIBILIZAÇÃO – A sensibilização dos gestores públicos também é fundamental para a adoção de políticas públicas que contribuam com a detecção precoce da doença. “Nesse contexto, outra ação importante seria a inserção do ensino da oncologia pediátrica nas faculdades de medicina, bem como no ensino dos outros profissionais da área da saúde, considerando que no Brasil e no mundo, o câncer infantojuvenil representa um problema de saúde pública pelo elevado índice de mortalidade, caso a doença não seja diagnosticada precocemente”, frisa.



PREVENÇÃO – Para a dra. Denise Bousfield, a aquisição de hábitos de vida saudáveis nesta fase é vista, hoje, como a estratégia preventiva que pode ajudar os indivíduos a se manterem por mais tempo saudáveis, evitando o câncer e outras doenças crônicas na idade adulta.





“Considerando que na infância e na adolescência ocorrem mudanças, não apenas biológicas, mas também psicológicas, que podem ser modificadas de forma favorável ou desfavorável ao desenvolvimento de doenças, é imprescindível nas primeiras décadas de vida difundir o conhecimento sobre os efeitos dos fatores de risco na expectativa média de vida da população, além de desenvolver estratégias preventivas que envolvam diversos setores da sociedade, visando à mudança de modos de vida baseada em evidências”, enfatiza.



Publicidade:

83% dos internautas que participaram da enquete do mês disseram que gostaram da medida da Secretaria de Educação de Macajuba em fazer apenas um desfile na sede, confira quem ganhou os R$ 50, 00



O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) realizou mais uma Enquete do Mês.

Na última sexta-feira dia 28 de setembro de 2018, O Blog lançou a seguinte enquete:


O desfile Cívico de 2018, foi feito com todas as escolas na sede do município, depois que o Blogueiro Cristiano Silva, comentou no grupo Deixa Comigo Macajuba de WhatsAPP, que concorda com a medida da secretaria de educação alguns internautas principalmente dos povoados descordaram da opinião do comunicador.

a enquete perguntou: E você gostou do desfile cívico com todas as escolas na sede?


Senhores internautas, devido a muitas demandas no Blog esse mês de setembro houve um atraso na enquete mensal, mas como o mês não acabou ainda está valendo.



A enquete foi válida até 
meio dia deste domingo, 30 de setembro de 2018 , onde participaram 39 pessoas.



Os internautas que votaram em sua maioria disseram que gostaram da medida da Secretaria de Educação de Macajuba em fazer apenas um desfile na sede.



A coordenação do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) ressalta que a enquete não quer dizer que a maioria dos macajubenses gostaram, pois a opinião é de internautas que não representaram metade dos munícipes, mas que é importante que todas as opiniões dos cidadãos, pois toda enquete tem sua margem de erro, mas tem sua importância.

A ganhadora dos R$ 50,00 (cinquenta reais)



O sorteio foi feito de forma seria pelo grupo do Blog no WhatsAPP

 

Publicidade:

Atenção clientes, a Center Móveis e Eletros de Macajuba está com uma superpromoção.


Toda linha de móveis para sala com desconto e dividindo em até 10x sem juros no cartão. De 01 a 05 de outubro só na Center Móveis e Eletros você compra com desconto e parcelando em até 10x sem juros no cartão. Sua sala vai ficar ainda mais bonita, estamos te esperando. Center Móveis e Eletros, a loja que vende mais barato na Bahia com melhor atendimento, produtos de qualidade e entrega e montagem grátis em toda região!

Fones: (74) 9 98160979 (74) 32592329

Conheça nosso site:



Rua Frederico Costa (Tomba) Macajuba Bahia


Publicidade:

Publicidade Google

Publicidade Google