Deixa Comigo Macajuba: Ameaça de fechamento de escola volta a deixar moradores revoltados na zona rural de Macajuba

Ouça agora: Web Rádio DCM, A primeira rádio online de Macajuba, filiada a Rede Somzoomsat

Ouça a matéria em áudio

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Ameaça de fechamento de escola volta a deixar moradores revoltados na zona rural de Macajuba

|    
(Foto enviada por moradores)


Em fevereiro de 2018, os moradores da região da Lagoa Funda, próximo a Volta na zona rural de Macajuba, pediram apoio ao Blog do Povo Macajubense para demonstrarem indignação sobre o possível fechamento de uma escola.

Depois disso a prefeita Mary esteve na localidade, acompanhada da secretária de educação Sandra Dias, do chefe da empresa de transporte Alexandro Macedo (Coelho) e da vereadora Vanda da Malhada Nova, no intuito de junto com os pais chegarem a um acordo e fechar a escola, que tem 42 alunos, mas os moradores não aceitaram.

A prefeita disse que os moradores já estavam decido, pois até o Blog já tinha procurado, os pais de alunos aproveitaram para cobrar melhoria na escola e a prefeita disse que irá fazer uma melhoria aos poucos.



O assunto sobre a possível desativação da escola repercutiu após nossa matéria e foi parar na Câmara de Vereadores, o vereador Neto Macêdo, falou que quanto mais escolas abertas menos será abertura de presidio, Netinho, falou que a escola não seria fechada sem o consentimento dos pais, o que chamou a atenção foi que a reunião com a prefeita já tinha acontecido e não foi citada na Câmara.

Agora no inicio de 2019, moradores informaram que a Secretaria de Educação do Município voltou a ameaçar de fechar a escola.

Uma das mensagens enviada ao Blog Deixa Comigo Macajuba, a moradora diz: “Acredita que a Sandra a iram de Mary vai fechar a escola daqui da volta, mais o povo falou que vai lutar pra isso não acontecer, mas disseram que ela já está com a papelada toda pra fechar, mais ela não vai conseguir.”

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) esteve na secretaria de educação do município, mas Sandra Dias estava em reunião com diretores de escolas, ligamos para a secretaria e a secretária disse que tem dados que não podia explicar por telefone e que O Blog precisaria marcar um dia para falar com ela devido as atividades da Secretaria de educação, Sandra negou que tem 40 alunos na escola e disse que não é nada pra prejudicar ou beneficiar ninguém como foi levantado no grupo do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM).

Vale lembrar que uma moradora da localidade deu outra informação disse que tinha 39 alunos saiu 1 e entrou mais 7.

Conversamos com Josete Macedo, que é presidente do CME, ela disse: “Nunca tratamos dessa questão nas reuniões do Conselho.

Desde 2013 que o CME vem tendo muita dificuldade com a Secretária na luta da legalização das autorizações/renovação de funcionamento das escolas municipais que funcionam todas ilegalmente.”

O povo daquela localidade aguarda um esclarecimento eficaz por parte da Secretaria de Educação.



Para fechar escolas de educação no campo, indígenas e quilombolas, a decisão tem que passar por uma manifestação da comunidade escolar. O Congresso Nacional decretou e a presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 27, a Lei 12.960, publicada no Diário Oficial da União, que altera o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996).



A lei estabelece que antes de fechar escola da educação básica pública que atenda estudantes residentes no campo, indígenas e quilombolas, o prefeito ou secretário de educação precisa ouvir o conselho municipal de educação, que é o órgão normativo e tem na sua composição representantes dos gestores e de toda a comunidade escolar. O conselho deverá receber uma justificativa apresentada pela secretaria de educação, com a análise do impacto sobre o fechamento.


Declarações registradas no MEC pela prefeitura de Macajuba sobre a escola em 2017.






Publicidade:

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção: Lais e Robson. AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Publicidade do Google

Publicidade Google

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo