terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Globo e Record aguardaram Band noticiar a morte de Boechat



Compartilhe

Diante da queda de um helicóptero em plena rodovia Anhanghera, na hora do almoço, jornais, sites, emissoras de rádio e TV farejavam mais informações sobre o acidente que matara duas pessoas e deixara um motorista de caminhão com leves ferimentos.  Ao tomar conhecimento da identidade de Ricardo Boechat, seu principal jornalista, como uma das vítimas fatais, o grupo Bandeirantes brecou a informação e esperou que a família de Boechat fosse comunicada antes, de modo que os parentes não fossem comunicados do fato pela TV.

A Globo e a Record, bem como os portais G1 e R7, cada uma por si, aguardaram que a Band noticiasse o fato, para só depois noticiá-lo, durante o jornal “Hoje” e o “Balanço Geral”.  Já circulava, pelas duas concorrentes, a suspeita de que um dos corpos encontrados nos destroços da aeronave fosse de Boechat, mas nem o jornalismo da Globo nem o da Record se esmeraram em dar o furo jornalístico, jargão que designa o mérito de quem noticiou primeiro determinado fato.
A notícia chegou à tela da Globo pelo repórter que já sobrevoava a cena do acidente na Anhanguera, durante o jornal “Hoje”. Quando a câmera voltou para os apresentadores, Sandra Annenberg mostrava visível nó na garganta. Intervalo. Outro assunto, e só depois, com mais informações e imagens de arquivo, a edição do jornal retomou a notícia.
O próprio Boechat deu grandes furos ao longo da carreira. Haja bom motivo para se abrir mão de um furo, mas essa não era, com perdão pelo lugar comum, uma notícia que os colegas de profissão gostariam de dar. Boechat foi o mais premiado dos profissionais no Prêmio Comunique-se, onde só votam profissionais da área. Mas, para além da vontade, nesse caso, pesou o respeito ao jornalista e à sua história, boa parte dela protagonizada na própria Globo.
(*) Após a conclusão deste post, o SBT nos avisou que também aguardou que a Band desse a notícia, mas, neste caso, a divulgação do fato, no ar, esperou por muito mais tempo que o anúncio da Band, tendo entrado em cena apenas às 15h, depois de Globo e Record. Mesmo que a emissora não tenha disposição para interromper suas reprises, poderia ter aberto um link em um intervalo comercial entre 14h e 15h, mas não o fez. O SBT teria sido a primeira emissora a chegar ao local do acidente, que é vizinho à sede da emissora, na rodovia Anhanguera.
Fonte Tele Pad.



Publicidade:

Publicidade Google