quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Confira uma reportagem especial em vídeo sobre a Romaria Vocacional em Alagoas município de Itaberaba



Compartilhe



“Por nós fez maravilhas louvemos ao Senhor”.(Sl 135)



Aos 25 de agosto de 2019, no Povoado de Alagoas, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba-BA, realizou-se a Romaria Vocacional Diocesana, celebrando a ação de graças pelos 60 anos de história e caminhada da Diocese de Ruy Barbosa, e os 25 anos de Episcopado de Dom André de Witte.

A Romaria contou com a presença de 03 Arcebispos e 06 Bispos oriundos das diversas Dioceses, dentre estes estavam: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ – Arcebispo Metropolitano de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Navildo Vian, OFM Cap – Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Antônio Tourinho Neto – Bispo de Cruz das Almas, Dom Valdemir Ferreira dos Santos – Bispo de Amargosa, Dom José Edson Santana Oliveira – Bispo de Eunápolis, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv – Bispo de Umuarama-PR, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira – Bispo Prelado de Itacoatiara-AM, Dom Vítor Agnaldo de Menezes – Bispo de Propriá, o representante do bispo de Regia Emilia-Itália, Bélgica, sacerdotes e diáconos local e de outras Dioceses, religiosos(as) de outras dioceses, leigos e leigas vindos de várias localidades, pessoas que já moraram na Diocese de Ruy Barbosa, amigos, o grandioso povo das paróquias.

No primeiro momento os romeiros foram acolhidos, com muita alegria, no povoado de Itaíba, distante 01 km de Alagoas, pelas equipes de jovens e de canto, ao som de uma boa animação; e por Dom André, nosso bispo diocesano, em seguida, o momento de mística para motivar, fortalecer e animar a caminhada.

O percurso de um quilometro, da comunidade Itaíba até o povoado de Alagoas foi de muita animação, oração e reencontros. À frente faixas e os andores trazendo as imagens do Bom Jesus, Santo Antônio, N. Sra. das Graças e Mãezinha Maria Milza. Ao chegar em Alagoas a caminhada se alongou até a Pedra do Silêncio (local da aparição de Nossa Senhora das Graças a duas adolescentes no ano de 1950), onde foi relatada a vida e missão de Maria Milza, seu legado de fé, devoção, caridade para com os pobres e enfermos os quais alcançaram muitas curas. Ao retornar à praça, em frente à Igreja do povoado, estava à espera o belo cenário para a Celebração Eucarística. Tudo muito harmonioso. Uma celebração profunda que a liturgia do domingo convocava ao seguimento de Jesus caminho, verdade e vida, lembrando também a missão dos leigos e leigas, em especial, as catequistas.

Momento de louvor, agradecimento e partilha de tudo o que colaborou na construção da história da Diocese e do episcopado de Dom André. Tudo isso expresso na liturgia, como forma de gratidão e entrega a Deus no projeto de Jesus Cristo.

À tarde houve o momento da Memória da Diocese: “as Pessoas que Doaram a Vida; Esta Terra é Sagrada; Nosso Deus é o Deus da Vida; Ide Pelo Mundo Inteiro”, apresentações relatando os momentos fortes da caminhada da Diocese e da vida de todos que colaboraram nesse processo: poesias, cantos, encenações e músicas que expressavam essa caminhada.

Para encerrar, apresentou-se também os marcos da Diocese: Romarias, Missão Diocesana, pastorais e movimentos, luta pela terra, água, moradia, direitos humanos; a construção do Seminário Diocesano, a Casa da Caridade, Mosteiro de Jequitibá, Casa de Acolhida aos Idosos de Utinga, Projeto Levanta-te e Anda, retratando a presença de uma igreja toda ministerial, com sacerdotes, diáconos, religiosos (as), leigos e leigas, com os que pela Diocese passaram e com os que permanecem. Para encerrar com chave de ouro o dia que começou com muita fé, não poderia faltar à festa, que ficou por conta da Banda Amor Maior.

Às 17 horas, Dom André foi convidado para receber as homenagens e cortar o bolo festivo. Muito emocionante sua acolhida, sua missão, sua entrega missionária, seu testemunho de vida nessa Diocese de Ruy Barbosa, como quarto bispo.

Deus seja louvado!

Vídeo feito pelo site VR 14 :



Equipe da PASCOM da Diocese de Ruy Barbosa











Publicidade

Publicidade Google