quarta-feira, 4 de setembro de 2019

QUEM NÃO FIZER O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PODE PERDER A APOSENTADORIA E O BOLSA FAMÍLIA? SAIBA O QUE DIZ A JUSTIÇA ELEITORAL SOBRE ESSE ASSUNTO



Compartilhe



No dia 31 de julho, o TRE/BA inaugurou um posto de atendimento em Macajuba com o objetivo de facilitar o cadastramento biométrico dos eleitores macajubenses. A unidade está apta a atender diariamente, de segunda a sexta-feira, 35 eleitores através de agendamento pelo site do TRE/BA e mais 35 eleitores por ordem de chegada (distribuição de fichas).



O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os cidadãos aptos a votar e que desejam exercem o seu direito nas próximas eleições. O prazo para os macajubenses realizarem a coleta da biometria termina no dia 18/02/2020, no entanto, é importante se antecipar, pois quem deixar para última hora com certeza vai sofrer com filas e correr o risco de não conseguir efetuar o cadastramento.



Segundo o TER/BA, estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.



Quem tiver o título de eleitor cancelado poderá sofrer consequências como, por exemplo: suspensão da aposentadoria, dos benefícios federais (bolsa famílias, garantia safra, etc), do CPF, do passaporte e não conseguirá emitir carteira de identidade e nem obter empréstimos em bancos públicos.



Mas, vale lembrar que eleitores analfabetos ou com idade entre 16 e 18 anos ou os maiores de 70 anos de idade não são obrigados a votar, por tanto, não estão obrigados a fazer o cadastramento biométrico e não perderão seus benefícios sociais (aposentadoria, bolsa famílias, garantia safra, etc.). No entanto, caso optem por não se cadastrar a pessoa ficará impedida de votar nas próximas eleições, pois seu título de eleitor será cancelado.



Por fim, lembre-se de levar todos os documentos listados a seguir no dia que comparecer a Justiça Eleitoral para cadastrar a sua biometria:



- RG ou Carteira de Trabalho;



- Comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone, etc);



- Certidão de nascimento ou casamento;







LOCAL DE ATENDIMENTO:



Centro Cultural – Praça Dr. Castro Cincurá.





Atenção se você tem dificuldade para agendar seu cadastramento Biométrico, procure Xandy Variedades em Nova Cruz na Rua 7 de setembro e agende, fone e zap (074)9 9948-7235




Publicidade

Publicidade Google