sexta-feira, 4 de outubro de 2019

BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA: Quando alguém diz a uma pessoa que ela está namorando/ficando/casando com outro por interesse pode ir parar na delegacia, confira as explicações do delegado de Macajuba



Compartilhe



O Deixa Comigo Macajuba conversou com o Delegado de Polícia que responde pelo município de Macajuba, o Sr. Almir Goês, o bel explicou sobre quando a fofoca vira difamação e pode virar caso de Polícia.

O delegado que vem fazendo um bom trabalho em Macajuba diz:



“Tenho sido questionado pelo Blogueiro Cristiano sobre os crimes contra a Honra, os quais estão disciplinados nos artigos 138(Calúnia), 139(Difamação) e 140(Injúria) do CPB. A calúnia ocorre quando alguém imputa a outra pessoa um fato definido como crime.



O ataque é a honra objetiva da pessoa (a reputação, o conceito em que cada pessoa é tida). Exemplo: Quando alguém acusa falsamente um outro de furtou, como furto é definido como crime, quem acusa falsamente cometeu calúnia.

Na difamação, ao contrário, o fato não é definido como crime, mas ofensivo à reputação. Exemplo: quando alguém diz a uma pessoa que ela está namorando/ficando/casando com outro por interesse.

Na difamação o fato é determinado e a imputação não necessita ser falsa; ainda que verdadeira, haverá o delito.

Na Injúria alguém ofende a dignidade ou o decoro de outro.

O ataque é a honra subjetiva (sentimento que cada pessoa tem a seu respeito de seu decoro ou dignidade). Havendo, ainda, a injúria consistente na ofensa a elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.



Portanto para ver-se livre desses crimes e de ter que responder a um procedimento policial e judiciário com esfera na seara crime e civil (em pedido de reparação por dano) o melhor caminho é o conselho da vovó: BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA. UM ABRAÇO. DR. ALMIR GÓES. DELEGADO DE POLICIA CIVIL.
(Arquivo Deixa Comigo Macajuba)






Publicidade

Publicidade Google