segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Gestão Mary e Murilo é denunciada por suspeita de superfaturamento em Macajuba



Compartilhe




No início deste mês os vereadores de oposição (Hugo Macedo, Isack e Everaldo Macedo) protocolaram junto ao Ministério Público do Estado da Bahia uma grave denúncia contra a gestão Mary e Murilo. Os edis denunciaram o contrato que a Prefeitura de Macajuba mantém com a Cooperativa de Trabalho Chapada Diamantina, responsável pela limpeza das vias públicas do município.






Na denúncia apresentada ao Ministério Público os vereadores apontaram inúmeras irregularidades na contratação da empresa dentre as quais a mais grave diz respeito a suspeita de superfaturamento. Nas quase 200 páginas de documentos anexados ao processo, a oposição levantou os pagamentos recebidos pela referida empresa e constatou que no período de pouco mais de um ano os ganhos da empresa no município aumentaram quase 60%.






Nos autos, ficou comprovado que não havia motivos para que ocorresse esse elevado aumento nos pagamentos a empresa, pois nenhuma mudança foi feita: os garis continuam recebendo um baixo salário, a caçamba que coleta o lixo é da Prefeitura, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não foram disponibilizados e o fardamento ainda não havia sido implantado a época em que foi feita a denúncia.






No entanto, segundo a denúncia, o aumento no Contrato foi de aproximadamente R$ 80 mil em apenas 14 meses.






Os edis informaram que a denúncia não engloba apenas a suspeita de superfaturamento, ela vai muito além e questiona as condições de trabalho as quais os garis são submetidos, sem o mínimo de proteção necessária para desenvolverem as suas atividades.






Recentemente, após a apresentação da denúncia junto ao Ministério Público, a prefeitura disponibilizou fardamentos aos garis. No entanto, ainda não é suficiente para protegê-los das condições insalubres as quais são submetidos. Sendo assim, os vereadores de oposição aguardam que a empresa disponibilize equipamentos de segurança, que protejam a saúde dos seus funcionários.






É importante ressaltar que a Prefeitura, por ser a contratante, é responsável por fiscalizar e cobrar melhorias nas condições de trabalho dos garis.






Agora, caberá ao Ministério Público e ao Tribunal Justiça julgar se as quase 200 páginas de documentos e provas, entregues pelos vereadores de oposição, têm fundamento ou não. Essa situação da limpeza pública do município é algo bastante discutido já há bastante tempo, vamos aguardar para ver se algo vai mudar na execução desse serviço.





Entramos em contato com a assessoria da atual gestão que disse que não irá se manifestar e deixou claro que não é nada contra o Blog.




Publicidade

Publicidade Google