quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

CISTERNA SECA: POR QUE MACAJUBA NÃO RECEBE DINHEIRO PRA CONTRATAÇÃO DE CARRO-PIPA?



Compartilhe


Uma reclamação frequente em Macajuba, especialmente na atual gestão, é a má distribuição de água potável através de carro-pipa. Muitas regiões rurais vêm sofrendo com a falta de água, pois as cisternas já estão secas e a dificuldade por água potável é muito grande.

Os governos Federal e Estadual possuem programas que ajudam as prefeituras no combate a seca. No entanto, para que isso aconteça é necessário que as prefeituras decretem situação de emergência. Mas, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), até o momento a Prefeitura de Macajuba não apresentou tal Decreto.

De acordo com a Defesa Civil do Estado da Bahia, atualmente 203 municípios baianos estão na relação de cidades em situação de emergência por seca e ou estiagem. Com isso, as prefeituras desses municípios podem acessar os programas sociais que ajudam a amenizar os impactos provocados pelos longos períodos sem chuva.

O Governo do Estado, através do Programa Água Potável, coordenado pela SUDEC, liberar recursos para que os municípios contratatem carro-pipa para atender as famílias carentes que vivem na zona rural do município.

Já o Governo Federal, também, possui programas que amenizam os impactos da seca. A Operação Carro-pipa, por exemplo, atende todos os meses cerca de 1,7 milhão de pessoas em aproximadamente 500 municípios do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, segundo o Governo Federal.

No entanto, para acessar os recursos as prefeituras precisam se mobilizar, precisam apresentar propostas e se empenhar na captação dos recursos.

A Prefeitura de Macajuba, pelo visto, não está precisando de ajuda, pois até o momento sequer publicou o Decreto de Situação de Emergência. Além disso, não vemos a Defesa Civil do município se mobilizar para tentar acessar esses programas.

Enquanto isso, quem sofre é a população macajubense, principalmente, os moradores da zona rural que vêem suas cisternas secarem e a prefeitura com bastante dificuldade para atender as demandas.

Com isso, fica a pergunta: O que a Prefeitura de Macajuba tem feito para acessar esses programas de acesso a água potável?


Em visita a Analise Suzart, atual Secretária de Assistência Social do município de Macajuba, ela disse que ao vê dela ainda não há uma necessidade de decretar emergência, mas que iria conversar com membros da comissão da Defesa Civil do município e disse que as vezes a água demora a chegar a determinada localidade, por causa que é de acordo com a programação.


(Foto: Arquivo Deixa Comigo Macajuba)


Publicidade


Publicidade Google