sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Macajuba uma cidade surreal, críticas aos testes rápidos, defesas, politicagens e incerteza após aumento de casos da Covid-19



Compartilhe




Lamentavelmente a nossa cidade Macajuba se tornou surreal quando o assunto é Coronavirus, vários relatos tem chegado ao Deixa Comigo Macajuba, incertezas, criticas, politicagens e até defesas, os relatos que chegaram a redação do Deixa Comigo Macajuba é surpreendente.

Criticas:

Itamar Teles da Silva procurou o Blog Deixa Comigo Macajuba para apresentar o resultado do exame laboratorial realizado dois dias após ter feito o teste rápido para COVID-19 pela Prefeitura Municipal de Macajuba. Segundo o jovem, ele nunca apresentou qualquer manifestação da doença e o teste rápido apresentou uma listra de cor bem clarinha como se ele estivesse com doença ativa. Dois dias após ele resolveu fazer um exame sorológico num laboratório particular em Ruy Barbosa e para sua alegria, o resultado acusou que ele não está com a COVID-19 e também nunca teve a doença.

O exame sorológico foi feito por metodologia ELISA a qual permite detectar pequenas quantidades de anticorpos no organismo. O método ELISA costuma utilizar-se do anticorpo IgA pois geralmente aparece primeiro que o próprio IgM em si tratando de COVID-19.

A sorologia para COVID-19 também possibilita qualificar e quantificar os anticorpos observados assim como detecta se a pessoa já desenvolveu anticorpos para combater o vírus. Dessa forma, o exame sorológico também pode assegurar se a pessoa já teve contato com o coronavírus ou não através da observação dos anticorpos IgG.

As normas e os manuais técnicos de Órgãos competentes da Saúde sugerem que os testes rápidos para COVID-19 sejam realizados após 10 dias do aparecimento dos sintomas. Já os exames sorológicos para COVID-19 por metodologia ELISA podem ser realizados a partir de 7 dias do início dos sintomas para a detecção dos anticorpos IgA ou IgM. Com isso, entende-se que a pessoa que acusou positivo para COVID-19 no teste rápido também vai aparecer positivo para tal doença na sorologia, mesmo porque o exame sorológico é ainda mais específico.



Não se sabe o que provocou essa diferença de resultados nos exames de Itamar: teste rápido positivo e sorologia negativa, mas o que importa é que o jovem está e sempre esteve assintomático e feliz com o novo resultado. 
(Teste rápido feito pela Secretaria de Saúde)

(Exame particular)





Enquanto o relato de Itamar Teles bota em cheque a eficaz do teste rápido, esse vídeo abaixo do cidadão Tarciano Borges critica burocracia para a realização do procedimento por parte da prefeitura:



A internauta Delma Ribeiro postou:


Bom dia!!

“Gente para com isso de situação, oposição, politicagem... Certo é certo, errado é errado e ponto. Meu sobrinho e a namorada foram dos primeiros testados positivo pra o COVID 19 aqui no município, foram feitos os testes do Lacen, após o resultado eles deram o nome de todos com quem tinham tido contato. Ninguém ligou pra informar nada, nem se quer pra nos orientamos, nos isolados por consciência e cuidado com os demais. Aliás 13 dias depois de Danilo ter testado positivo a secretaria ligou pra Jacinho(irmão de Danilo) o qual convivia junto perguntando se o mesmo queria fazer o teste, olhem 13 dias após. Ele já havia feito em outro município, o qual deu negativo.

Eu concordo que cabe a cada um fazer a sua parte, mas é dever do município o cuidado de modo geral. Não está na hora de restringir as medidas??”

Politicagem:

Apesar de falhas e críticas construtivas existe o interesse político e econômico de algumas pessoas que estão usando a Covid-19 para denegrir a imagem do prefeito.

Defesas:

Janiny Almeida Escreveu:

“Sou de Macajuba, e me sentir no direito de falar.

Há alguns dias os números de casos em nossa cidade só vem aumentando, como todo mundo sabe. E com isso muitas pessoas irresponsáveis, e sem noção também se acharam no direito de usar suas redes sociais pra causa conflitos, disseminar o ódio. Quando na verdade todo mundo deveria procurar se ajudar, e ajudar nossa cidade. Estão julgando pela testagem em massa dos profissionais da saúde, vcs já se perguntaram que se não tivesse feito talvez o cenário hohe estaria bem pior?

Não vim puxar saco de ninguém, até pq sei que tem muita coisa Errada, e muita coisa que deveria ser feita também.

As pessoas que tiveram contato com pessoa expositivas e estão aguardando a secretaria chamar permaneçam em casa, e aquelas que estão aguardando mais já passaram do tempo a secretaria chamar tem todo direito e dever de reclamar e querer explicação sim.

Mais aqueles que só tem intenção de fazer baderna, já agradeceram por que nossa cidade apesar desse número terrível de casos, ninguém sente nada. Não tivemos nenhum óbito?

Imagino que muitas cidades queriam ter a oportunidade que Macajuba está tendo. Onde só precisam ficar em casa 15 dias ou até menos. Enquanto outras cidades pessoas lutando cada segundo pra sobreviver. Pessoas morrendo e a família nem se despedir pode. Famílias que perderam mais e 5 entes queridos. E a gente passando sem ngm sentir nada.

A guerra toda é pq n querem ficar em casa? Pq tiveram que adiar a festa de aniversário? E o churrasco?

Enquanto milhares de pessoas não vai poder comemorar nenhuma dessas datas.

Ou a guerra é só por política mesmo?

Já se perguntaram como estão as pessoas envolvidas?

Como ta a vida da enfermeira que tá realizando os testes? Vocês acham ruim ter que usar máscara. E ela? Com todo aquele equipamento. Tendo que ficar afastado até de seus colegas de trabalho. Almoçando sozinha. Sem ter noção de quando vai ver a família de novo. E mesmo assim recebendo críticas de gente que nem uma máscara quer usar.

Pergunta ao secretário qual foi a última vez que ele teve um almoço em paz? Sem que seu celular tocasse.

E a coordenadora?

Perguntem aos profissionais que testaram positivo como é ser criticado pq apenas estavam trabalhando?

Perguntem aos cientistas como foi passar meses tentando criar um teste mais eficiente e receber críticas, pessoas que nunca abriram um livro pra tentar entender oq tá acontecendo.

Muita gente querendo sem melhor que outros com palavras bonitinhas. Se achando donos do mundo e da razão.

Deveríamos agradecer por só termos que permanecer em casa alguns dias. E só ter que usar máscara. Não custa nada chegar em cada e lavar a mão.

Não adianta nada eu ir pra rua bater perna e chegar dm casa cobrar da secretária.

Sei que muita gente vai me criticar depois desse texto. Fiquem a vontade. Mais antes de sair falando oq não sabem façam a parte de vocês.”

Simone do Povoado de Santa Luzia postou um vídeo.



Acredita-se que o prefeito Murilo perdeu o controle da situação da Covid-19 no município, ele tem gravado vídeo divulgado notas, mas o alvoroço continua principalmente nas redes sociais.



Veja o vídeo



Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google