sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Gêmeos siameses têm alta de hospital após cirurgia de separação em Belo Horizonte



Compartilhe

Brayan e Yago nasceram unidos pelo abdômen e foram operados no Hospital das Clínicas.


Os gêmeos siameses Brayan e Yago tiveram alta do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (13). Eles nasceram unidos pelo abdômen e passaram por cirurgia em dezembro do ano passado.

"Eu identifico eles. Tanto o Brayan quanto o Yago, porque o Yago tem o rostinho mais cheinho na parte da bochecha e o Brayan já é mais fininho, no formato da minha, mais ou menos", disse o pai dos bebês, César Souza.

A alegria dele e da mãe dos meninos, Yorrana Aparecida de Carvalho, é poder dar colo, carinho e cuidar dos gêmeos idênticos. O casal mora em São João Del Rei, na Região Central de Minas Gerais, e descobriu que teria siameses durante o pré-natal.

Os pais se mudaram para Belo Horizonte, onde a gravidez de risco foi acompanhada por uma equipe do Hospital das Clínicas. Os bebês nasceram em novembro, com 32 semanas, e compartilhavam o mesmo fígado. A cirurgia estava marcada para fevereiro, mas teve que ser antecipada.


"A programação inicial era fazer a cirurgia quando eles tivessem três meses, já com peso maior, só que um dos gêmeos começou a evoluir com algumas intercorrências. Ele chegou a ter um quadro de semi-obstrução intestinal, uma hemorragia digestiva, e o receio era de que ele entrasse num quadro de urgência", explicou o cirurgião pediátrico Bernardo Almeida Campos.


Segundo o médico, os exames mostraram que eles eram unidos internamente por uma parte do fígado, da parede abdominal e da parte inferior do tórax. "Então foi feita essa separação, isso não tinha nenhuma repercussão na função hepática deles", completou.



A equipe médica se surpreendeu com a recuperação dos bebês na UTI. Nenhum deles teve qualquer complicação. Os dois ganharam peso rápido e o fígado de ambos está funcionando normalmente. Esse é um caso raro, já que a maioria dos gêmeos siameses têm poucas chances de sobreviver.

Depois da alta médica, Yorrana e César saíram do hospital levando os dois filhos, saudáveis, de volta para casa. Por enquanto, por causa da pandemia, nada de visitas.

"Agora é chegar em casa, ver esses dois pequenininhos crescendo, com a graça de Deus. Que bom que deu tudo certo", afirmou a mãe.

Fonte:G1

 

Publicidade:

 




 


Publicidade Google