segunda-feira, 26 de abril de 2021

Corpo de Dom André passará por Macajuba; confira informações sobre o sepultamento, atestado de óbito e trajetória



Compartilhe

DIOCESE DE RUY BARBOSA

 

Comunicado

 

Transtado e Sepultamento de Dom André de Witte.

 

Nosso amado bispo emérito, Dom André de Witte, será sepultado hoje, 26/04/2021, com missa de corpo presente celebrada por volta das 15h. Seu corpo será sepultado na cripta dos bispos, na Catedral de Santo Antônio, Catedral de onde presidiu a Diocese de Ruy Barbosa durante mais de 26 anos.

Continue lendo após a publicidade


 

Devido as restrições causadas pela pandemia do novo Coronavirus, a celebração será de forma restrita, reservada aos irmãos Bispos que conseguirem participar, ao Clero Diocesano e as religiosas(os) da Diocese de Ruy Barbosa Transmissão pelo YouTube Diocese de Ruy Barbosa e Página do Facebook: Diocese de Ruy Barbosa-Ba Também pela FM Esperança e Blog Deixa Comigo Macajuba.

 

Tendo sido internado no dia 24/04 (Salvador) e falecido por volta das 17h45 do dia 25/04, Domingo do Bom Pastor, em seu atestado de óbito consta como causa de sua morte: CHOQUE SEPTICO E CELULITE INFECCIOSA,

 

A Diocese de Ruy Barbosa agradece todas as manifestações de solidariedade pela Páscoa do 4 Bispo Diocesano Dom André de Witte Declara que o mesmo era um verdadeiro ícone do Bom Pastor, e foi agraciado com sua partida justamente no Domingo do Bom Pastor, motivo de consolo para seus familiares na Bélgica, sua Diocese Belga, aos membros da CPT Nacional, a Cáritas Diocesana, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e de maneira especial aos Padres e Pobres dos 22 municípios que tanto foram amados e assistidos por esse exímio Pastor.

 

O corpo está sendo transladado de Salvador à Ruy Barbosa e passara ás margens das seguintes cidades:

 

10:00h cidade de Ipirá

 

11:00h cidade de Baixa Grande 11:30h cidade de Macajuba 12:30h cidade de Ruy Barbosa

 

Dom Estevam dos Santos Silva Filho Bispo de Ruy Barbosa

 

Ruy Barbosa, 26 de abril de 2021.

 

Cúria Diocesana-Rua Antônio Novais, s/n Centro 400-000 RUY BARBOSA-BA (Brasil)-Tel/Fax (75) 1252-1863, Cel: (75)99250257

Conheça a trajetória de Dom André Witte

 

Dom André Marie Gerard nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de lavradores. Tem três irmãos e uma irmã. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina em Lovaina onde estudou Filosofia e Teologia.

 

Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968; formou-se como engenheiro agrônomo na universidade de Lovaina; estagiou como vigário cooperador na paróquia de Zwijndrecht. Chegou ao Brasil para trabalhar na diocese de Alagoinhas (BA) no dia 12 de fevereiro de 1976; foi integrado na equipe da pastoral rural diocesana e, depois de um pequeno estágio na paróquia de Teodoro Sampaio, foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.

 

Além da paróquia, dedicou-se, no nível diocesano, à coordenação de pastoral, de 1981 a 1988; Vigário Episcopal Zonal do Sertão e à direção espiritual do Seminário dom José Cornelis de Salvador, de 1991 a 1992. Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Na Pastoral Rural, além do apoio à Escola Família Agrícola, e à COOPERA, ele acompanhou o movimento sindical e o Assentamento de Biritinga.

 

No dia 8 de junho de 1994, padre André de Witte foi nomeado pelo então Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA). Em 28 de agosto, foi sagrado pelo cardeal arcebispo de São Salvador da Bahia, dom Lucas Moreira Neves. Dom André assumiu sua missão episcopal como quarto bispo de Ruy Barbosa.

 

Foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); no Regional Nordeste 3, é o bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT); em 2015 foi eleito vice-presidente e em 2018 presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. Atualmente integra Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

 




 




Publicidade:

Publicidade Google