sábado, 15 de maio de 2021

Sem raio x há mais de 1 ano, laboratório fechado há 5 meses, reclamações nos postos, hospital lotado, macajubenses pedem melhorias na saúde



Compartilhe




O Deixa Comigo Macajuba vem relatar uma realidade que os macajubenses “vem sentindo na pele” os problemas recorrentes da saúde pública e pede melhorias.

Continue lendo após a publicidade




Em março de 2020, (há mais de um ano) a prefeitura de Macajuba foi contemplada com um aparelho raio x para o hospital Julieta Sampaio.

Na época o Deixa Comigo Macajuba divulgou através de uma nota da prefeitura que seria um moderno aparelho de raio-x. Mais um investimento de grande importância para o Hospital Municipal Julieta Sampaio, o novo aparelho de Raio-X de última geração.

Continue lendo após a publicidade




A conquista foi resultado do empenho de Sandro Regis (Deputado Estadual) por meio de emenda parlamentar, um aparelho moderno que iria garantir saúde de qualidade a todos os macajubense.

Passado um ano depois, o aparelho ainda não está em uso e a população tem que se deslocar para outra cidade ou procurar a Clínica particular.

Em setembro de 2020, o Deixa Comigo Macajuba fez uma matéria cobrando a instalação do aparelho, na época o então prefeito Murilo Sampaio explicou: “Recebemos um Raio X novo. Existe a necessidade de ampliar a sala pois o equipamento é maior. Neste contexto de Pandemia não seria prudente iniciar intervenção de obra dentro do hospital. O Raio X antigo deu problema e não é viável consertar desde quando recebemos um novo. Buscamos um apoio de um contrato temporário para podermos instalar o Novo Equipamento.” Enfatizou o prefeito de Macajuba.

Após a repercussão do caso na mesma ocasião, o então vereador Everaldo Macedo do PT, também gravou um vídeo falando sobre o assunto.



Agora na gestão do atual prefeito Luciano de Noé, o aparelho Raio X continua sem instalar e com isso já passa de um ano que os macajubenses sofrem com a falta do equipamento, segundo a assessoria do prefeito Luciano, precisa construir uma sala adequada para instalação do equipamento. “Já temos o projeto e agora vamos licitar uma empresa para execução do projeto que vai contar com a construção da sala de raio x e a sala de ultrassom.” informou a assessoria.

Outro problema de saúde que tem deixado os macajubenses em “maus lenções” é o Laboratório de Analises Clinicas, fechado há 5 meses para uma reforma no teto, o povo tem que pagar pra realizar exames.

Continue lendo após a publicidade




Os Postos de Saúde também são alvos de preocupação na saúde, com muitas queixas de profissionais faltosos e demora no atendimento.

O PSF do povoado de Santa Luzia, continua sem médico desde o ano passado, a espera pelo programa mais médico continua e a prefeitura nada faz para amenizar o problema.

A mensagem da internauta nesta sexta-feira, 14 de maio de 2021, diz: “Boa tarde! Tudo bem? Hoje ao se dirigir ao posto de saúde de Nova Cruz ,meus familiares recebe a informação que não tinha enfermeira pra um simples procedimento... Por que será? Será que você poderia fazer um apelo pela saúde também por favor.... Já que o blog e do povão vamos lá... Desde de já muito obrigado... Que a minha mensagem seja confidencial.... Obrigado.”

Entramos em contato com a unidade de Saúde que disse que a enfermeira estava doente, mas já é de conhecimento de todos que a unidade tem horário reduzido as sextas-feiras.

No Hospital Julieta Sampaio a quinta-feira 13 de maio de 2021, foi cheia e agitada, o retorno do médico dr. Geraldo e muitas consultas marcadas, onde pessoas que saíram 6 da manhã só chegaram em casa por volta das 14:00 horas.

Diante das queixas fica a esperança dos macajubenses de que a Secretária de Saúde Renildes Santana e o prefeito Luciano de Noé possam botar a saúde nos eixos diminuindo assim o sofrimento do povo.

Deixa Comigo Macajuba há 10 anos o Blog do Povo Macajubense.


Publicidade:

 




Publicidade Google