quinta-feira, 24 de junho de 2021

É #FAKE post que diz que senador Otto Alencar é 'falso ortopedista'



Compartilhe

Circulam pelas redes sociais publicações que afirmam que o senador Otto Alencar (PSD), integrante da CPI da Covid, é um falso ortopedista. É #FAKE.

Os posts se amparam no fato de a especialidade não estar registrada no conselho regional da categoria. Mas isso não significa que ele não tem a especialização.

Continue lendo após a publicidade


Otto Alencar é formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (em 1972) e tem especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Getúlio Vargas (em 1973) e em Prótese do Joelho e Quadril pelo Hospital das Clínicas (em 1975).

Documento da Universidade Federal da Bahia atesta ainda que Otto Alencar ocupou, entre março de 1980 e janeiro de 2005, o cargo de professor de 3º grau, lotado no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Bahia, com atuação como professor assistente da cadeira de Ortopedia e Traumatologia.

O Conselho Regional de Medicina da Bahia afirma que Otto Alencar "não possui especialidade médica registrada no conselho, o que não significa que ele não possua a especialidade, já que o registro é obrigatório em casos de realização de publicidade médica no intuito angariar pacientes e/ou oferecer serviços médicos de determinada especialidade através de propaganda publicitária", o que ele não faz.

Continue lendo após a publicidade


A resolução nº 2.220 do CFM considera obrigatório o registro da especialidade junto aos conselhos médicos desde 2008 para quem a exerce. Mas, segundo a assessoria do senador, como ele já estava afastado de qualquer função, inclusive acadêmica, na época, e exercendo apenas a atividade política, não viu necessidade de fazer tal formalização. Em todo o tempo que atuou, porém, a obrigação não existia, ressalta a assessoria.

Otto Alencar está em cargos políticos há mais de três décadas. Foi eleito deputado estadual constituinte em 1987 e reeleito duas vezes. Foi governador e vice-governador da Bahia e foi eleito senador para o mandato 2015-2023.

Otto Alencar tem sido alvo de mensagens falsas nas redes sociais desde que passou a inquirir com austeridade convidados da CPI da Covid que defendem teses negacionistas em relação à doença ou medicamentos sem comprovação científica para tratá-la.
Publicidade:


 

Publicidade Google