Asecretaria executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte, e o chefe de Gabinete da pasta, José Guerra, receberam a deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA), a secretária estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, e representantes da Plataforma de Mulheres de Base, coordenada pela Rede Pintadas e vinculada à organização internacional Huairou Comission, a representante de Várzea da Roça, Joilma Rios, e a representante de Macajuba, Fabrizzia Souza. O objetivo do encontro foi apresentar a experiência das Copas Jacuípe de Futebol Masculino e Feminino e realizar possível parceria com o MEsp para apoiar os eventos, em especial o esporte praticado por mulheres.
A ministra do Esporte, Ana Moser, esteve na reunião para prestigiar o grupo baiano, em que muitas estiveram no encerramento da Marcha das Margaridas, ocorrido na manhã de quarta-feira (16/8). “A iniciativa de vocês casa muito com o objetivo do ministério, de ampliar e apoiar a prática do futsal e futebol por mulheres no Brasil. Vamos nos apoiar e fortalecer a copa feminina, para firmarmos essa cultura”, disse ela.
A Bacia do Jacuípe é formada por 15 municípios, e as competições são realizadas regionalmente. A Copa Lilás, como também é chamada, contribui para o desenvolvimento socioeconômico local e para gerar oportunidades para os jovens. Somente a Copa Feminina, considerada uma das maiores competições amadoras da modalidade no estado, mobiliza por ano 340 atletas, valorizando a participação feminina no esporte, contribuindo no combate ao machismo e às desigualdades de gênero.
O intuito da parceria é proporcionar à comunidade o acesso às atividades de lazer e fomentar as práticas esportivas em cada município, além da melhoria na qualidade de vida da população, contribuindo para a formação educacional, adoção de hábitos saudáveis, integração e participação de todos os segmentos sociais, estímulo do respeito às diferenças e o exercício da cidadania.
Juliana Agatte ofereceu apoio à copa, em especial por seguir na direção da Rede Nacional do Esporte e da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. “Essa conversa é importante, e vai ao encontro com o pensamento da ministra e posicionamento do MEsp sobre o esporte. O esporte como um todo auxilia no cuidado à saúde, e, como acontece com a Copa, queremos ampliar a prática esportiva para mulheres de todas as idades. Contem com o ministério para ampliar essa prática e angariar equipamentos esportivos com nossos programas e pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com o novo PAC, poderemos no futuro contribuir ainda mais”, disse a secretária.
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC, possui eixos de investimento voltados para a melhoria da vida nas cidades, a exemplo da Infraestrutura Social Inclusiva, que prevê 320 milhões de investimento somente para o esporte. Ele tem como objetivo levar espaços adequados para a prática de esporte e lazer para comunidades socialmente vulneráveis e municípios que receberam poucos investimentos até hoje - áreas prioritárias para o programa -, além da conclusão das obras de equipamentos esportivos em todo o país, como ginásios, pistas, praças, centros de iniciação esportiva, etc.
“Essa copa representa muito para os jovens da região, em especial as meninas de todas as idades que participam. É muito mais que futebol, ajuda na formação das jovens. Precisamos criar uma cultura de respeito e liberdade no fomento ao futebol feminino”, disse a deputada Neusa Cadore. Ambas as competições são realizadas em parceria com o governo do Estado, da Rede Pintadas, do Consórcio da Bacia do Jacuípe, de vereadoras, vereadores e das prefeituras, por meio das secretarias municipais de esporte.
O grupo entregou documento à equipe da pasta com as propostas nas quais é solicitado o apoio ao Ministério do Esporte. Nele constam: a implementação de um programa de fomento e Fortalecimento do Futebol Feminino, que contemple a formação e apoio permanente das atletas, com bolsa, capacitação de corpo técnico feminino para atuar no treinamento, mentoria, arbitragem e comunicação esportiva e a realização de uma Caravana Territorial do Esporte, Cultura e Cidadania como forma de agregar as diversas modalidades esportivas e democratizar o acesso da população, em especial das meninas, a ações lúdicas e educativas.
Elisângela Araújo ratificou o pedido de parceria. “Gostaríamos também de avançar na perspectiva de ter centros esportivos nos territórios para aumentar o estímulo à prática esportiva, tanto por homens quanto por mulheres. Com o apoio federal e do Estado, conseguimos ampliar os resultados positivos que temos tido até então. O esporte é saúde e, independente da modalidade, auxilia na formação dos jovens”, finalizou.
A Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Macajuba Fabrizzia(PT) também se fez presente.
Assessoria de Comunicação Social – MEsp
Publicidade
Publicidade