quinta-feira, 31 de julho de 2025

Dia do Orgasmo: ejaculação nem sempre acontece com prazer; entenda



Compartilhe

Segundo urologista, embora eles aconteçam juntos na maioria das vezes, tratam-se de mecanismos diferentes


Embora ocorram juntos muitas vezes, o orgasmo masculino e a ejaculação são diferentes e um pode acontecer sem o outro • Prostock-Studio/GettyImages


Um estudo recente mostrou que 90% dos homens relatam atingir o orgasmo em suas relações sexuais. Mas, embora ocorram juntos muitas vezes, a ejaculação nem sempre é sinônimo de prazer.

De acordo com Rafael Siqueira, urologista e autor de "Tamanho é documento?", publicado pela Matrix Editora, a ejaculação e o orgasmo acontecem ao mesmo tempo para a maioria das pessoas, mas são diferentes 

"O orgasmo é a sensação, a experiência subjetiva do prazer, enquanto ejaculação é o processo mecânico de emissão do sêmen através da uretra, que acontece através da contração da próstata, vesículas seminais e os músculos perineais", explica Siqueira à CNN.

Por se tratar de mecanismos diferentes, uma pessoa pode ejacular sem prazer, uma condição chamada anorgasmia. Ela pode acontecer por diversos fatores, desde doenças neurológicas e psiquiátricas, até devido ao uso de alguns medicamentos, como ansiolíticos.

"Isso também pode acontecer com masturbadores compulsivos, que vão perdendo a sensação de prazer ao longo do tempo", afirma Siqueira.

O contrário também acontece: ter orgasmo sem ejacular

Chegar a um orgasmo sem ejacular é algo comum na urologia, de acordo com o especialista. Isso acontece, principalmente, após cirurgias de retirada de próstata por câncer, já que os ductos ejaculatórios são retirados com a glândula.

Porém, isso pode ocorrer também em casos de ejaculação retrógrada. "O homem até ejacula, mas o sentido da ejaculação não acontece 'para fora'. Ele acaba acontecendo para a bexiga", afirma Siqueira. Nesses casos, o sêmen é liberado posteriormente pela urina.

Como reverter esses quadros?

O primeiro passo para conseguir ter um orgasmo ao ejacular é entender que a saúde sexual deve estar alinhada com a saúde física e mental. "Se algo na vida não anda bem, a saúde sexual não estará bem", diz Siqueira. "Mesmo fatores que aparentemente parecem não ter relação, como problemas financeiros, sobrepeso, noites mal dormidas, ou preocupações com o que quer que seja, devem ser avaliados",completa
 
Por isso, procurar ajuda profissional, seja de um urologista ou, em casos específicos, psicólogo ou psiquiatra, é fundamental nesse processo.

No caso de uso de medicamentos que possam estar interferindo no prazer sexual -- como antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos, analgésicos opioides e medicamentos para a próstata --, é importante avaliar junto com o médico que prescreveu o tratamento a possibilidade de fazer alterações na dosagem ou no fármaco utilizado.

Fonte: CNN Brasil 

PUBLICIDADE
                                    

             PUBLICIDADE
                              
              PUBLICIDADE



            PUBLICIDADE


             PUBLICIDADE

Açaí Nova Cruz

Temos o melhor açaí,cerveja, wisque, conhaque, caldo, tiragosto e melhor caipirosca da Bahia .

Visite na Praça Osvaldo Ribeiro no Distrito de Nova Cruz.

Fale com Zezinho Potência 0749 9809-9942

Publicidade Google