Um encontro inusitado e cheio de irreverência marcou os bastidores do show do cantor Batista Lima em Macajuba, no último domingo (22). O jovem João Vitor, amplamente conhecido na cidade pelo apelido de Vito @oquevitinestafazendo, chamou a atenção do artista e do público ao meter a dança no ritmo baiano durante uma das músicas da apresentação.
sexta-feira, 26 de junho de 2026 . 15:14
Fã de Macajuba viraliza e ensina passos de dança baiana para Batista Lima no camarim
Um encontro inusitado e cheio de irreverência marcou os bastidores do show do cantor Batista Lima em Macajuba, no último domingo (22). O jovem João Vitor, amplamente conhecido na cidade pelo apelido de Vito @oquevitinestafazendo, chamou a atenção do artista e do público ao meter a dança no ritmo baiano durante uma das músicas da apresentação.
Associação Santo Antônio F.C. agradece ao Blog Deixa Comigo Macajuba pelo apoio ao 2º Babá dos Amigos
Com vitória dos Amarelinhos por 4x1 sobre os Amigos de São Paulo, a Associação Santo Antônio F.C. agradeceu ao Blog Deixa Comigo Macajuba pela divulgação do 2º Babá dos Amigos. A entidade também prestou homenagem ao saudoso Ivanildo, amigo querido da comunidade:Confira a nota.
NOTA DE AGRADECIMENTO
"A Associação Santo Antônio F.C. manifesta seus mais sinceros agradecimentos ao Blog Deixa Comigo Macajuba pelo apoio e pela divulgação do 2º Babá dos Amigos de São Paulo e Amarelinhos.
O incentivo e a parceria do blog foram fundamentais para dar visibilidade ao evento, contribuindo para o seu sucesso e fortalecendo o esporte, a amizade e a união da nossa comunidade.
Também deixamos nossa homenagem ao saudoso Ivanildo, amigo querido de todos, cuja lembrança permanecerá viva em nossos corações. Que seu legado de amizade, respeito e companheirismo continue inspirando cada edição deste encontro.
Nossa gratidão ao Blog Deixa Comigo Macajuba por caminhar ao lado da Associação Santo Antônio F.C. e apoiar iniciativas que valorizam o esporte e a comunidade. 🤝⚽🙏"
Vaga de emprego em Macajuba
Adolescentes cujos pais se distraem mais com celulares são mais inseguros, indica estudo
Pesquisa com 600 jovens aponta que percepção de desatenção causada por celulares e outros dispositivos está associada a maiores níveis de apego ansioso e evitativo.
Adolescentes cujos pais se distraem mais com celulares são mais inseguros, indica estudo — Foto: Adobe Stock
Uma pergunta feita por uma criança à mãe — “Mamãe, você ama mais o seu celular do que a mim?” — inspirou pesquisadores norte-americanos a investigar um fenômeno cada vez mais comum dentro das famílias: a disputa pela atenção dos pais entre os filhos e as telas. O resultado foi um estudo que encontrou uma associação consistente entre a percepção dos adolescentes de que seus cuidadores estão excessivamente focados em dispositivos eletrônicos e níveis mais elevados de apego inseguro, um padrão ligado a mais dificuldades emocionais, problemas de saúde mental e relações interpessoais menos saudáveis.
A pesquisa avaliou 600 adolescentes de 12 a 17 anos nos Estados Unidos e concluiu que jovens que percebem maior distração dos pais por celulares, tablets e outros dispositivos tendem a relatar mais apego ansioso e evitativo em relação aos cuidadores.
Os autores destacam que o estudo não prova que o uso de dispositivos cause insegurança no apego, mas sugere que a disponibilidade de atenção dos pais no contexto digital pode ser um fator relacional relevante para o desenvolvimento emocional dos adolescentes.
O que os pesquisadores investigaram
O trabalho analisou três aspectos principais:
•como os adolescentes percebem os comportamentos dos cuidadores relacionados ao uso de dispositivos eletrônicos;
•como avaliam emocionalmente esses comportamentos;
•como essas percepções se relacionam com o vínculo de apego entre pais e filhos.
A hipótese dos pesquisadores era que adolescentes que percebem menor disponibilidade de atenção dos cuidadores apresentariam níveis mais elevados de apego inseguro.
Para testar essa hipótese, os autores validaram uma nova ferramenta chamada Escala de Interferência do Dispositivo no Apego (DAIS, na sigla em inglês), criada para medir a percepção dos adolescentes sobre o quanto o uso de dispositivos pelos cuidadores interfere na relação familiar.
Celulares disputam a atenção dos pais
Segundo o estudo, pesquisas anteriores já mostravam que a distração digital dos pais é um fenômeno frequente.
Em 2020, 68% dos pais relataram sentir-se pelo menos ocasionalmente distraídos pelo celular enquanto estavam com os filhos. Já uma pesquisa do Pew Research Center realizada em 2024 mostrou que 46% dos adolescentes disseram que os pais ficam distraídos pelo celular ao menos algumas vezes durante conversas.
Os autores afirmam que esses números indicam uma preocupação crescente: a atenção dos cuidadores é constantemente disputada por smartphones e outros dispositivos digitais.
O que são “technoference” e “phubbing”
O estudo se baseia em dois conceitos que vêm ganhando espaço na literatura científica.
O primeiro é a technoference, termo usado para descrever a interferência da tecnologia nos relacionamentos interpessoais. Já o segundo é o phubbing, que caracteriza o ato de ignorar alguém para prestar atenção ao celular.
Pesquisas anteriores já haviam associado esses comportamentos a:
•menor satisfação nos relacionamentos;
•pior qualidade das relações;
•aumento de conflitos.
Outro conceito citado é o de “presença ausente”, situação em que uma pessoa está fisicamente presente, mas mentalmente desconectada por estar concentrada em um dispositivo eletrônico.
Quando o celular interfere na relação entre pais e filhos
Os pesquisadores destacam que apenas recentemente os estudos passaram a investigar os impactos da technoference e do phubbing nas relações familiares.
Trabalhos anteriores já haviam encontrado associações entre distração tecnológica dos pais e:
•mais problemas comportamentais em crianças;
•menor bem-estar infantil;
•pior qualidade da relação familiar;
•sentimentos de negligência emocional relatados por adolescentes.
•Alguns autores chegaram a descrever o phubbing parental como uma “nova forma de negligência social durante as interações entre pais e filhos”.
O que é apego inseguro
A teoria do apego, desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista britânico John Bowlby, sustenta que crianças e adolescentes dependem da disponibilidade emocional dos cuidadores para desenvolver vínculos seguros. Ao longo da vida, essas experiências moldam expectativas sobre relacionamentos futuros.
Quando os cuidadores respondem de forma consistente e sensível às necessidades dos filhos, tende a se desenvolver um apego seguro. Esse padrão está associado a maior bem-estar, melhores relações interpessoais e maior satisfação com a vida.
Já o apego inseguro tem sido associado a diversos problemas, incluindo:
•depressão;
•ansiedade;
•transtorno de estresse pós-traumático;
•dificuldades na regulação emocional;
•baixa autoestima;
•problemas de confiança;
•isolamento social;
•comportamentos de risco.
•Como o estudo foi realizado
A pesquisa recrutou 600 adolescentes norte-americanos entre 12 e 17 anos em agosto de 2025. A idade média dos participantes foi de 14 anos.
Os jovens responderam a:
•um questionário demográfico;
•uma escala de apego;
•a nova Escala de Interferência do Dispositivo no Apego (DAIS).
A DAIS avalia situações como:
•sentir-se ignorado quando o cuidador está usando um dispositivo;
•perceber que o cuidador passa tempo demais no celular;
•acreditar que o uso de dispositivos prejudica o relacionamento;
•sentir-se sem importância quando o cuidador não interrompe o uso do aparelho para dar atenção.
O que os resultados mostraram
As análises confirmaram que a escala DAIS mede um único fator relacionado à percepção de comportamentos centrados em dispositivos eletrônicos por parte dos cuidadores.
Na etapa principal do estudo, os pesquisadores verificaram que escores mais elevados na escala estavam associados a maiores níveis de apego inseguro.
Entre adolescentes que identificaram uma figura materna como cuidadora principal, níveis mais altos de distração por dispositivos estiveram associados tanto ao apego evitativo quanto ao apego ansioso.
O mesmo padrão foi observado entre aqueles que identificaram uma figura paterna como cuidadora principal. Nesse grupo, maior uso de dispositivos pelos cuidadores também esteve relacionado a níveis mais elevados de apego evitativo e ansioso.
Segundo os autores, os resultados indicam que adolescentes que percebem seus cuidadores como mais distraídos por dispositivos eletrônicos tendem a relatar maior insegurança nos vínculos afetivos.
O que os pesquisadores concluem
Os autores afirmam que os achados reforçam uma literatura crescente que relaciona distrações causadas por dispositivos eletrônicos à qualidade dos relacionamentos interpessoais.
Eles destacam que, diferentemente de fatores tradicionais associados ao apego inseguro — como negligência, abuso, doenças ou rupturas familiares — os comportamentos relacionados ao uso de dispositivos estão sob controle voluntário dos cuidadores.
Por isso, argumentam que interrupções breves, mas repetidas, na atenção parental podem adquirir relevância emocional para adolescentes, especialmente em uma época em que celulares e outras telas estão presentes de forma constante no cotidiano familiar.
Limitações do estudo
Apesar dos resultados, os autores fazem uma ressalva importante: a pesquisa identificou uma forte correlação, mas não demonstra que o uso do celular pelos pais seja a causa direta do apego inseguro.
Uma das possibilidades levantadas pelos próprios pesquisadores é que adolescentes com estilos de apego inseguros possam perceber seus cuidadores como menos disponíveis, independentemente da frequência real de uso dos dispositivos. Por isso, novas pesquisas serão necessárias para esclarecer melhor a relação entre os dois fatores.
Os próprios pesquisadores ressaltam que o trabalho possui limitações importantes.
Por ser um estudo transversal e correlacional, não é possível determinar se a distração causada por dispositivos contribui para o apego inseguro ou se adolescentes com apego inseguro tendem a interpretar os comportamentos dos pais de forma mais negativa.
Além disso, todas as informações foram obtidas por autorrelato dos adolescentes, o que pode influenciar os resultados.
Os autores defendem que pesquisas futuras acompanhem famílias ao longo do tempo e utilizem diferentes métodos de observação para esclarecer melhor a relação entre uso de dispositivos pelos pais e desenvolvimento dos vínculos familiares.
Fonte: G1 Globo
Brasil x Japão: veja data e horário do jogo pela segunda fase da Copa 2026
Seleção Brasileira enfrenta os japoneses nesta segunda-feira (29), em Houston, valendo vaga nas oitavas de final do Mundial de 2026
O Brasil já conhece o adversário da segunda fase da Copa do Mundo de 2026. Após o empate por 1 a 1 entre Japão e Suécia nesta quinta-feira (25), os japoneses garantiram a segunda colocação do Grupo F e confirmaram o duelo contra a seleção brasileira na primeira etapa do mata-mata.
A partida será disputada nesta segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, no Texas, Estados Unidos. O confronto vale vaga nas oitavas de final da Copa, etapa que passou a integrar o torneio após a ampliação para 48 seleções.
O Brasil avançou como líder do Grupo C, com sete pontos. A equipe comandada por Carlo Ancelotti terminou a fase de grupos à frente do Marrocos pelos critérios de desempate, enquanto o Haiti ficou pelo caminho e a Escócia está próxima de sair do grupo dos melhores terceiros colocados.
Já o Japão assegurou a classificação ao empatar com a Suécia na última rodada do Grupo F. A seleção japonesa terminou na segunda posição da chave, atrás da Holanda, e agora terá pela frente o Brasil na abertura da fase eliminatória.
Caso avance, a seleção brasileira voltará a campo no dia 5 de julho, domingo, às 17h, pelas oitavas de final. As quartas de final estão previstas para 11 de julho, a semifinal para 15 de julho e a decisão da Copa do Mundo será disputada em 19 de julho.
Data e horário de Brasil x Japão
Jogo: Brasil x Japão
Competição: segunda fase da Copa do Mundo de 2026
Data: segunda-feira, 29 de junho
Horário: 14h (de Brasília)
Local: NRG Stadium, em Houston, Texas (EUA)
Próximas datas do Brasil na Copa do Mundo de 2026 (em caso de classificação)
Oitavas de final: 5 de julho (domingo), às 17h
Quartas de final: 11 de julho (sábado), às 18h
Semifinal: 15 de julho (quarta-feira), às 16h
Final: 19 de julho (domingo), às 16h
Fonte: CNN Brasil
Prefeitura de Macajuba disponibiliza transporte para o São Pedro de Nova Cruz nesta sexta-feira (26)
A Prefeitura de Macajuba informa que haverá transporte gratuito saindo de todas as localidades do município para o São Pedro do Distrito de Nova Cruz, nesta sexta-feira (26).
Os veículos sairão às 18h, garantindo o acesso da população ao evento, que contará com uma noite de muito forró, música e tradição.
A programação reúne grandes atrações como Canindé, Biu do Piseiro, Jheovane, Banda D’Boys e Matheus Ribeiro. A festa é realizada pela Prefeitura de Macajuba, com apoio do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.
Fonte: Ascom
quinta-feira, 25 de junho de 2026 . 23:23
Lis Braga brilha no São João de Macajuba com show marcante na Praça de Eventos
A cantora e radialista Lis Braga e o Sanfoneiro Zequinha do Acordeom entregou uma apresentação inesquecível no São João de Macajuba, consolidando seu talento na tradicional festa junina do município. Realizado pela Prefeitura nos dias 23 e 24 de junho, o evento transformou a Praça de Eventos em um verdadeiro reduto do autêntico forró, com forte destaque para as apresentações com sanfona.
- Rádio Baiana FM (Itaberaba)
- Rádio Serra Dourada FM (Ipirá)
- Rádio Band FM (Feira de Santana)
- Radio Sociedade FM (Feira de Santana)
- Rádio Paraguaçu FM (Santo Estêvão) — onde atua profissionalmente na atualidade
Show de Amado Batista bate recorde de público e emociona maior fã no São João de Macajuba
O cantor Amado Batista foi a principal atração do São João 2026 em Macajuba, atraindo o maior público de toda a edição do evento. No dia 21 de junho, cerca de 10 mil pessoas lotaram a Praça de Eventos da cidade para acompanhar a apresentação do ícone da música romântica.
Vídeo mostra momento que homem morre ao ser atingido por espada junina no interior da Bahia
Caso aconteceu na cidade de Sapeaçu, no Recôncavo do estado. Vítima de 47 anos foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente.
Um vídeo mostra o momento que um homem morreu na noite de terça-feira (23), véspera de São João, após ser atingido por uma espada junina, enquanto soltava os fogos de artifício, no município de Sapeaçu, no recôncavo baiano.
A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento, de 47 anos. O caso ocorreu no bairro da Jaqueira, na Rua Doutor José Alfredo de Melo.
Queimados durante o São João na Bahia já somam 54 casos em menos de uma semana; crianças estão entre as vítimas
Segundo a Polícia Militar, equipes da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com a informação de que um homem havia sido ferido por um artefato de fogos de artifício.
Vídeo mostra momento que homem morre ao ser atingido por espada junina no interior da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Tarcísio no local. A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.
As imagens mostram o momento que a vítima acende duas espadas e participa de uma "guerra". Não há como dizer a motivação do acidente, no entanto, é possível perceber que ele é atingido pelo fogos de artifício no rosto e cai.
A Delegacia Territorial (DT) de Sapeaçu investiga as circunstâncias do acidente. De acordo com a Polícia Civil, laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão auxiliar na apuração do caso.
Prefeitura decreta luto e cancela festejos
Prefeitura de Sapeaçu lamentou morte de vítima e cancelou programação do festejo junino na cidade — Foto: Redes Sociais
Nas redes sociais, a Prefeitura de Sapeaçu, por meio da Secretaria de Educação, manifestou pesar pela morte de Tarcísio, que era sobrinho da escritora e colaboradora do município Edelzuite Sodré. O município também informou o cancelamento dos festejos programados para a noite de terça-feira, em respeito ao luto da família.
A gestão municipal prestou solidariedade aos familiares e amigos e afirmou que Tarcísio “deixará muitas saudades”.
Polícia reforça proibição de espadas na Bahia
Em nota, a Polícia Civil da Bahia reforçou que o porte, posse, armazenamento, transporte e uso de espadas de fogo seguem proibidos no estado. As condutas relacionadas a esses artefatos podem ser enquadradas no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento (Lei Federal nº 10.826/2003), com pena de três a seis anos de reclusão, sem possibilidade de fiança em casos de flagrante.
A corporação também destacou que, apesar de discussões e medidas previstas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ainda não houve implementação integral de estruturas e regulamentações específicas para o uso controlado desses artefatos.
Os investigados podem responder criminalmente e serão encaminhados à unidade policial para adoção das medidas cabíveis.
Fonte: G1 Globo
Equador surpreende, vira sobre Alemanha e se classifica na Copa do Mundo
Vitória por 2 a 1 garante classificação equatoriana e quebra sequência perfeita dos alemães
Plata, do Flamengo, marcou o gol da vitória e classificação equatoriana para a segunda fase da Copa do Mundo 2026 • Divulgação/Fifa via Getty Images
O Equador venceu a Alemanha por 2 a 1 na tarde desta quinta-feira (25), pela última rodada do Grupo E da fase de grupos. Mesmo com a classificação e a liderança já garantidas, os alemães entraram em campo com os titulares, mas a necessidade de vitória dos equatorianos acabou fazendo a diferença.
Nilson Angulo e Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, marcaram para o Equador, enquanto Leroy Sané descontou para a seleção europeia.
Como fica
Classificada na próxima fase e na primeira colocação do Grupo E, a Alemanha ainda aguarda os outros resultados da rodada para conhecer seu adversário, que será um dos terceiros colocados. Por enquanto, os alemães enfrentariam o Paraguai, mas o cenário ainda pode mudar.
Do outro lado, o Equador também aguarda outros resultados, mas por enquanto enfrentaria a Inglaterra.
O jogo
A Alemanha, mesmo já classificada para a segunda fase da Copa do Mundo e com a liderança do Grupo E garantida, começou a partida pressionando o Equador. E a pressão surtiu efeito. Em pouco tempo, os alemães abriram o placar com Sané, num lance polêmico. Pavlovic disputou o lance dentro da área adversária, com o pé alto, mas a arbitragem mandou seguir, e o camisa 19 marcou de primeira.
A líder da chave, porém, diminuiu o ritmo, e os equatorianos empataram com Angulo, que aproveitou o vacilo da defesa poucos minutos depois. O jogo perdeu intensidade com o passar do tempo e não teve mais lances perigosos na etapa inicial.
No primeiro ataque da segunda etapa, Nmecha recebeu no meio, de frente para a área, com muito espaço, e tocou para Havertz dentro da área. O camisa 7 foi derrubado, e a árbitra Tori Penso marcou o pênalti para a Alemanha.
O lance foi revisado pelo VAR e Penso volta atrás na decisão de marcar o pênalti. Ela, na verdade, marcou falta para o Equador perto do meio de campo.
O jogo esfriou e só 15 minutos depois teve um lance de perigo. Yeboah recebeu ótimo lançamento na ponta direita, ganhou da marcação e tocou para trás. Enner Valencia, na entrada da área, bateu com muita força para o gol. Neuer fez boa defesa para evitar a virada do Equador.
O gol da classificação veio aos 31. Rodríguez subiu mais alto do que a defesa da Alemanha na cobrança de escanteio e desviou para o meio da área. Plata, na frente de Neuer, antecipou o goleiro alemão e fez o segundo gol do Equador.
Garantida na segunda fase, o Equador se recuou e esperou a Alemanha, que não conseguiu criar grandes chances.
Fonte: CNN Brasil
Três torcedores acertam o placar do jogo e Bolão Deixa Comigo Macajuba e sorteio definiu o ganhador do PIX de R$ 50,00
O Bolão Deixa Comigo Macajuba movimentou os torcedores da região no último jogo entre Brasil e Escócia . Três participantes mostraram que são bons de palpite e acertaram o placar exato da partida, garantindo a chance de levar o prêmio para casa.
A organização realizou um sorteio entre os acertadores logo após o apito final para definir quem ficaria com a premiação.
O grande vencedor do sorteio foi myle.macedo
1 renilton.amorim.14
2 myle.macedo
3 macielma.pereira
"O Grande Desafio dos Irmãos" agita Nova Cruz nesta segunda-feira (29)
O Haras Fazenda Pedra Alta, em Nova Cruz será palco de "O Grande Desafio dos Irmãos" nesta segunda-feira, 29 de junho de 2026.
A disputa coloca frente a frente dois grandes nomes das pistas: Capitão Lake, do Sítio Begão e treinado por Beu, contra Mãozinha Leke, de propriedade de Basílio e com treinamento de Léo.
O páreo vale uma bolsa de R$ 20.000,00 e promete atrair criadores, treinadores e amantes do turfe de toda a região. Logo após a corrida haverá paredão.
Grupo Mamigos realiza "Dia de Resenha" com show de Evandro Dantas neste sábado (27)
O Grupo Mamigos promove mais uma edição do "Dia de Resenha" neste sábado, 27/06, na Garagem de Marcinho no povoado de Santa Luzia. encontro reúne amigos desde 16/05/2019 e promete muita amizade, risadas e bons momentos.
A animação da festa fica por conta do show de Evandro Dantas.
Tradição na venda de amendoim garante sustento de famílias e atravessa gerações em Feira de Santana
Adevaldo Moreira, mais conhecido como Vata do Amendoim, trabalha há 46 anos no ramo. Ele aprendeu o ofício com a mãe e hoje envolve a família na produção diária.
O cheiro do amendoim cozido que toma conta das ruas do bairro Queimadinha nas primeiras horas da manhã é um dos sinais mais tradicionais da chegada do São João em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.
No bairro conhecido por manter viva a cultura da iguaria, a produção vai além da culinária típica das festas juninas. Ela representa a principal fonte de renda de dezenas de famílias e uma tradição passada de geração em geração.
Ao longo dos anos, o trabalho deixou de ser apenas uma prática sazonal e passou a integrar a rotina de centenas de pessoas que vivem do preparo e da comercialização do produto. O ofício envolve desde o cozimento em grandes panelas até a venda nas ruas e pontos comerciais espalhados pela cidade.
Um dos comerciantes mais antigos na atividade é Adevaldo Moreira, mais conhecido como Vata do Amendoim. Há 46 anos no ramo, ele contou à equipe da TV Subaé que aprendeu o ofício com a mãe e transformou a venda da iguaria em profissão.
"Isso veio da mãe. Foi ela quem me ensinou e já vem de geração. A gente começou a trabalhar desde muito novinho. Como a gente não conseguiu estudar direito, tinha que trabalhar. Hoje, meu filho e minha esposa também trabalham com isso. A minha profissão é essa aqui", disse o comerciante.
Tradição na venda de amendoim garante sustento de famílias e atravessa gerações em Feira de Santana — Foto: TV Subaé
Segundo ele, a produção aumenta significativamente no período de São João, quando as encomendas se intensificam. "No mês de junho, a produção aumenta mais. Aí eu compro uns 10 ou 15 sacos para cozinhar, porque tem muita encomenda para fazer".
A rotina começa antes do amanhecer. Para dar conta da demanda, o comerciante acorda entre 3h30 e 4h da manhã para iniciar o preparo do amendoim, garantindo que o produto esteja pronto para abastecer os vendedores logo nas primeiras horas do dia.
"Sai quentinho da panela aqui para a banca. Tem cliente de todo canto, até do Ceará, que leva o amendoim para lá. Já tem gente que liga antes para fazer encomenda para a véspera de São João", contou Vata do Amendoim.
Tradição que movimenta a economia local
Com a chegada do São João, a procura pelo amendoim aumenta significativamente — Foto: TV Subaé
O amendoim é vendido durante todo o ano, mas os meses de maio, junho e julho concentram os melhores resultados para os comerciantes. No Caminho Rondônia, uma das localidades da Queimadinha, pelo menos 20 famílias têm na atividade sua principal fonte de renda.
A importância econômica da tradição é reconhecida pelo poder público. Ao g1, a secretária municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settec), Márcia Ferreira, informou que a relação entre a Queimadinha e o amendoim é histórica.
"Quando se fala em Queimadinha e amendoim é porque ainda existe lá uma estrutura que foi construída para beneficiar as pessoas que trabalhavam com a venda do produto. A comercialização do amendoim é uma tradição nossa, independente do São João ou do São Pedro. É algo que acontece o ano inteiro", ressaltou a secretária.
Márcia destacou ainda que a venda da iguaria representa uma importante fonte de subsistência para muitas famílias feirenses.
Galpão marcou a história da atividade no bairro Queimadinha — Foto: Vinicius Gomes - PMFS
Parte dessa tradição foi fortalecida com a criação de um galpão comunitário inaugurado pela prefeitura em 2007, no próprio bairro. O espaço foi construído para organizar uma atividade que, até então, era realizada em panelões montados nas ruas da Queimadinha.
Em períodos de maior movimento, como o São João, as 35 bocas de cozimento do galpão chegaram a funcionar sem parar para atender a demanda. Dados divulgados pela prefeitura apontavam que cerca de 300 sacas de amendoim eram beneficiadas diariamente no local.
Na época, mais de 60 famílias estavam cadastradas na associação de comerciantes e aproximadamente 200 pessoas atuavam na venda do produto pelas ruas de Feira de Santana.
Ainda segundo a secretária, atualmente a estrutura não está em funcionamento devido a pedidos dos próprios moradores que relatavam atos de vandalismo no local. Ainda assim, o espaço continua sendo um símbolo da importância econômica e cultural da atividade para o bairro.
Fonte: G1 Globo
Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após operação da PF
Senador foi alvo de operação da PF que investiga relação entre ele e o banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, do Banco Master. Senador se reuniu com Lula nesta quarta.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador no Palácio da Alvorada. A conversa durou cerca de duas horas.
Após o encontro, Wagner afirmou em uma publicação nas redes sociais que decidiu, em acordo com o presidente, se afastar da liderança no Senado.
"Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal".
"Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", escreveu Wagner.
Endereços ligados ao senador em Salvador (BA) e Brasília foram alvos de mandados de busca e apreensão na última quinta-feira (18).
Jaques Wagner é apontado pela Polícia Federal como "suposto beneficiário central das vantagens econômicas investigadas, figurando como agente público em favor de quem teriam sido estruturados pagamentos, benefícios e aquisições patrimoniais".
Segundo a investigação, o senador é próximo do banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e proprietário do Banco Pleno, instituição financeira que também foi liquidada pelo Banco Central (BC).
A Polícia Federal investiga se o senador teria recebido pagamentos e benefícios em troca de apoio por medidas no Congresso que ajudariam o Banco Master, como a chamada "Emenda Master".
Há também suspeitas em torno da compra de um apartamento de luxo em Salvador e repasses que somam R$ 3,5 milhões em nome de familiares do parlamentar. Ele nega ter cometido irregularidades.
Líder do governo no Senado Federal, senador Jaques Wagner (PT-BA) — Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Compliance Zero mira parlamentares
Além de Jaques Wagner, a PF também já mirou outros parlamentares acusados de envolvimento no esquema, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
A Polícia Federal afirmou, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Master, dava um "tratamento privilegiado" e "diferenciado" ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), inclusive com o pagamento de mais de R$ 400 mil em viagens do parlamentar para o exterior.
A relação de Vorcaro com o parlamentar do Piauí chamou a atenção dos investigadores pelo pagamento de acomodações de "elevado padrão", inclusive em hotéis de luxo.
Fonte: G1 Globo

















.gif)


























