segunda-feira, 30 de maio de 2016

Secretaria de saúde de Macajuba divulga detalhes sobre Projeto de rastreamento do Glaucoma realizado no ultimo sábado



Compartilhe

(O evento, Foto: Cedida por Saylon & Vídeo)
No sábado dia 28/05/2016, o município de Macajuba recebeu o Projeto de rastreamento do Glaucoma. O projeto contou com a participação de 19 profissionais do HCOE (Hospital dos Olhos), onde foram realizados exames que medem a pressão do olho, campo visual, consultas com o oftalmologista e cadastro do usuário para posterior entrega de colírio. Vale ressaltar que na rede particular esses procedimentos realizados e o colírio custariam na faixa de R$ 570,00 reais por pessoa.


A ação ocorreu na Escola José Sampaio do Lago das 7:00 às 18:00 horas, tendo como público alvo pessoas acima de 40 anos ou 35 anos com histórico de pai ou mãe com glaucoma e fora desta faixa etária só com comprovação por meio de relatório ou receita.

Foram atendidas aproximadamente 900 pessoas, sendo detectadas 307 pessoas que farão uso de colírio para o glaucoma. Foram identificados também casos de catarata.

Todos os pacientes diagnosticados como glaucomatosos receberão colírio para tratamento. Durante vários meses o projeto terá continuidade para que as pessoas que foram diagnosticadas com a doença possam ser acompanhadas.

Estiveram presentes para prestigiar o projeto o Prefeito Nelson Brandão, os (as) vereadores (as) Adenor Brandão, Gilvanda Suzart e o assessor do prefeito Eliabe.


Afirma a coordenadora da Atenção Básica, a Srª Thaise Cardoso de Almeida: O projeto foi de extrema importância por estar diagnosticando precocemente a doença que pode levar a cegueira. "Pode-se perceber que houve uma grande taxa de detecção do glaucoma". Contamos com profissionais habilitados da equipe HCOE de Feira de Santana- Bahia e também como os NOSSOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE que colaboraram na organização. O projeto foi um sucesso, conseguimos atender uma quantidade considerável de usuários ampliando o acesso da população na área de oftalmologia.

Fonte: Secretaria de saúde.



O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google