quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Mentir para os filhos pode quebrar relação de confiança e confundir a cabecinha deles



Compartilhe

"Na volta, a gente compra". Esta é só uma das inúmeras mentiras clássicas contadas pelos pais, que muitas vezes tiram vantagem da ingenuidade dos filhos pequenos por uma questão de conveniência.

Mas, como diz o ditado,"a mentira tem perna curta": uma hora ou outra, a verdade aparece. Conhecer as consequências negativas de mentir para o seu filho vai fazer com que você nunca mais repita este vício.

Mentir para os filhos faz mal: por que?

O pediatra Reginaldo Freire, especialista em disciplina positiva, abordou o tema em seu Instagram citando uma frase do poeta Fabrício Carpinejar: "Quem mente na relação abre precedentes para se duvidar de tudo, inclusive dos melhores momentos".

Segundo ele, mentir para ou simplesmente descumprir uma promessa boba como "comprar na volta" atrapalha a conexão entre pais e filhos. Basear o relacionamento em verdades, embora possa parecer mais difícil, vai tornar a convivência bem mais fácil e verdadeira para a família toda.

Quebra de confiança

Até mesmo o velho conto da cegonha, que parece apenas uma mentirinha sem importância, pode ser suficiente para quebrar a confiança dos seus filhos e minar uma relação que deveria ser baseada no respeito mútuo.


Para a psicoterapeuta Isabel Delgado, não se deve educar os filhos com mentiras em nenhum assunto: eles eventualmente vão descobrir a verdade e passarão a se sentir traídos. Como consequência, terão uma relação mais distante com os pais. E isso não é bom para ninguém.



Fonte: MSN Notícias 


Publicidade

Publicidade Google