quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Targino Machado critica Rui Costa e falta de investimentos em educação na Bahia



O deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, fez questão de desconstruir o discurso do governador Rui Costa na última segunda-feira, na reabertura das atividades na Casa.




Com dados em mãos, o parlamentar apontou as mentiras do petista, que fez diversas promessas em sua primeira gestão e não as cumpriu.




“O governador fez um discurso na reabertura das atividades da Casa priorizando a educação. A mesma coisa que fez há quatro anos. Ele falou em universalizar o Ensino Médio e não cumpriu, em criar um Centro de Memória do Esporte e Lazer e não cumpriu, e em construir o Complexo de Edução Olímpica e não cumpriu”.




Targino relembrou a falta de investimentos na área educacional, onde o governador não chegou nem perto das metas estabelecidas.




“O discurso do governador fez questão de ratificar a educação como grande prioridade do quadriênio. A Bahia está em último lugar em avaliação do MEC. Ele prometeu ampliar 347 unidades escolares de educação básica até 2017. Foram ampliadas, conforme relatórios, cinquenta e sete. A meta de alfabetização de jovens e adultos era de 400 mil até 2017, mas o governo atingiu um número de setenta e sete mil”.




Ainda de acordo com o deputado, o petista já provou que a educação não é prioridade em seu governo.




“Os recursos aplicados em investimento em educação, no período de 2015 e 2018, foram de apenas R$ 239,6 milhões. No total, neste mesmo período, o Estado investiu nas diversas áreas mais de R$ 10,3 bilhões. Educação representa apenas 2.32% deste valor, ou seja, essa área não é prioridade para este governo. Como alguém vai acreditar que ele mudará a prática neste segundo governo?”.


Crédito da imagem: Ascom / Targino Machado





Publicidade:

Governador Rui Costa fala da importância da aliança do PSD e PT em Macajuba



Na última segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019, o vereador Everaldo Macedo (PT) e o atual presidente do PSD em Macajuba, Luciano de Noé, que é pre candidato a prefeito de Macajuba, participaram da sessão solene na Assembleia Legislativa da Bahia, onde o governador Rui Costa fez o tradicional discurso de início do mandato legislativo e anunciou as prioridades para os próximos 4 anos.
(Foto: Ascom de Everaldo Macedo)



Tem muita novidade boa chegando na educação, na saúde e em diversas áreas da gestão estadual.



Após a sessão solene tivemos um rápido encontro com o governador Rui Costa e conversamos sobre os benefícios que o governo da Bahia já levou pro município nos últimos anos. O governador disse que vem muito mais pela frente.





Rui finalizou falando sobre a importância dessa aliança PSD/PT em Macajuba.


Publicidade:

Moradores pedem limpeza da Rua 2 de Julho em Nova Cruz e faz criticas ao fiscal



Os moradores da Rua 2 de Julho em Nova Cruz enviou imagens para O Blog do Povo Macajubense mostrando matos na Rua 2 de Julho em Nova Cruz, os moradores fazem criticas ao fiscal do distrito pela falta de atenção da Rua.

Uma moradora chegou a fazer limpeza de frente de sua residência.

Com a palavra o poder público.




Publicidade:

Perigo avista: fios descascados no jardim de Nova Cruz pode causar acidente com crianças de quem é a responsabilidade?




Uma foto enviada por um internauta faz uma alerta as autoridades representantes do poder público do distrito de Nova Cruz, fios descascados podem causar choque elétricos causando até morte, principalmente em crianças.



As imagens foram enviadas por moradores da localidade próximo ao jardim que fica próximo da feira livre.



O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), já fez também alerta sobre a fiação de um Box do Mercado municipal de Nova Cruz, mas não se sabe se foi resolvido.



Com a palavra os representantes da gestão pública.




Publicidade:

Prepostos da prefeitura de Macajuba explicam por que maquinas só está limpando um tanque na região da Fazenda Bravo



Na tarde de quinta-feira, 06 de fevereiro de 2019, um morador da Fazenda Bravo, zona rural de Macajuba entrou em contato com a reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) pedindo que fosse feita uma matéria, segundo ele, as maquina da prefeitura estariam limpando um tanque de um de seus vizinhos e ele teria ligado para o vice-prefeito Murilo Sampaio, mas que Murilo teria dito que a limpeza só seria apenas naquele tanque.

(Tanque do morador que entrou em contato com o Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)



Tentamos o conato com Murilo, mas ele estaria viajando. Conversamos com Leon responsável por este setor da prefeitura e ele como sempre muito atencioso a nossa reportagem informou que a limpeza de tanque está suspensa e que as maquinas estão tirando areia lavada de um tanque que estava entupido, a areia será estocada próximo ao Estádio Municipal e será usada para a realização da pavimentação de um dos Loteamentos de Macajuba, obra que falta ser liberada pela Caixa Econômica.

(Tanque que a prefeitura retirou a areia)



Segundo Leon as limpezas de águadas foram suspensas, pois a prefeitura está preocupada com a distribuição de água que está tendo muita dificuldade de onde pegar o liquido precioso e pede a conscientização da população em não desperdiçar.



Publicidade:

Dois acidentes aconteceram na manhã desta quinta-feira (07) em Macajuba



Parece que a bruxa amanheceu solta na manhã desta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, segundo relatos de internautas dois acidentes aconteceram nas imediações do anel rodoviário de Macajuba.

Um foi um veículo modelo Ford Ka de cor cinza de placa FIJ - 5487 cidade Santo André-SP , capotou cerca de três vezes próximo a Zé Gonzaga na estrada rural que liga Macajuba ao distrito de Caldeirão do Morro.



No carro só estava o motorista que sofreu alguns ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Julieta Sampaio em Macajuba. O nome do motorista não foi divulgado.

Já o outro acidente aconteceu no desvio, segundo informações de internautas o veiculo seria um Fox, mas não tem mais informações sobre os ocupantes do veiculo. 



As informações foram passadas por internautas aos Blogs Deixa Comigo Macajuba (DCM) e Blog Macajuba Acontece.


Publicidade:

O 2° dia da Jornada Pedagógica foi de muitas lágrimas e descontentamento em Macajuba.



No 2° dia da Jornada Pedagógica, na quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019, aconteceu a distribuição da carga horária e das turmas para os professores.



Aconteceram várias mudanças como:

Professores que já trabalhavam a mais de 10 anos com uma série e fez cursos para melhorar seu trabalho foi transferido para outra série, além disso houve várias remoções para outras escolas na maioria transferindo da sede para os povoados, a grande maioria dos professores concursados de 2008 tiveram redução de 40 horas para 20 horas.



A secretaria foi autoritária lotou as salas de aula e não considerou o trabalho realizado pelos professores nos anos anteriores, suas lotações, seu tempo de trabalho na escola e nem sua formação.



Mas o que chama atenção é que uma das justificativas para as mudanças foi a diminuição de turmas e falta de vagas nas escolas da sede do município. Por isso estaremos acompanhando e averiguando se vão ter prestadores de serviço trabalhando na sede, pois se não há vagas para os efetivos que possui direitos na sede, certamente não haverá para os prestadores.



Para a prefeita, vice e secretaria de educação que dizem estar preocupados com a educação e querem melhorar a educação municipal o ano letivo de 2019 começará tumultuado .

Em conversa com o Blog do Povo Macajubense, alguns professores fizeram questionamentos sobre a decisão.

Será que ao fazer mudanças tão drásticas a secretaria de educação pensou nos alunos ?



Porque a secretaria de educação formou algumas salas superlotadas, se a educação tem recurso financeiros em caixa ?



Será que a Gestora não gostam mesmo dos professores?



O Calendário Escolar também foi distribuído para os professores, este ano não vai ter Sábado Letivo, como aconteceu em 2018, onde foi alvo de criticas aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM), pelo menos a ausência do sábado letivo em 2019, trouxe um ponto positivo em um dia que foi muito difícil para a categoria, onde muitos chegaram a chorar com as decisões tomadas, que causou descontentamentos.




Publicidade:

Publicidade Google

Publicidade Google