segunda-feira, 20 de abril de 2020

Nota de esclarecimento da Presidente do CAE sobre declarações enviadas pela prefeitura de Macajuba sobre os kits de merenda escolar



Compartilhe



(Foto enviada por internauta)
Como representante dos profissionais em educação e presidente do Conselho de Alimentação Escolar no Município de Macajuba, venho por meio deste esclarecer a todos vocês que, na redação divulgada pelo Blog Deixa Comigo Macajuba tendo como tema “A repercussão dos Kits da merenda escolar distribuídos pela prefeitura de Macajuba, o que diz a população”, foi citado que a atual Gestão alegou que a presidente do Conselho estava ciente da distribuição, conforme oficio recebido no dia 09/04/2020.


É importante esclarecer que, após leitura das divulgações legais acerca das recomendações tanto a nível Nacional quanto Estadual,  no que diz respeito à distribuição da merenda escolar diretamente para os país ou responsáveis dos alunos matriculados no Ensino Básico, neste período tão conturbado que estamos vivenciando, o Conselho aguardou até o dia 5 de abril que a Entidade Executora do PNAE em Macajuba, no caso, a Gestão Municipal convidasse o mesmo para discutir estratégias que possibilitassem a distribuição da merenda escolar. Mas, não houve este contato. Por essa razão, no dia 06 de abril o Conselho solicitou via ofício esclarecimentos acerca do que estava sendo feito em relação ao Projeto de Lei aprovado pelo Senado em relação à distribuição da merenda escolar, já que foi sancionada pelo presidente posteriormente. Por meio deste mesmo ofício, também, solicitamos a participação do Conselho e que esta distribuição deveria ser para todos os estudantes matriculados. Assim, este ofício divulgado pela Gestão é uma resposta ao ofício enviado pelo Conselho no dia 06 de abril. Em resposta, o gestor vem a sugerir que o Conselho procure Secretaria de Educação para se informar.

Dessa forma, para maiores esclarecimentos, no primeiro dia da distribuição da merenda escolar procurei a Secretária de Educação para buscar informações e expressar as colocações do Conselho. Durante a conversa, a secretária informou que será encaminhado ao CAE um relatório sobre as ações da distribuição da merenda escolar.

Percebe-se, dessa forma, que o Conselho de Alimentação Escolar- CAE apenas foi INFORMADO depois de tudo planejado e a Lei garante a PARTICIPAÇÃO a sua desde o planejamento à execução.

Mais uma vez reforço que infelizmente o Conselho foi apenas informado e não participado do planejamento.

Ainda, faz- se necessário colocar que o recurso oriundo do PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar é de caráter complementar, é preciso que o município entre com a contrapartida para que se possa oferecer uma alimentação escolar de qualidade.

 


Renilda Gonçalves da Silva

18/04/2020

Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google