quarta-feira, 24 de junho de 2020

Exclusivo: Saiba por que os dados da Covid-19 em Macajuba não estavam batendo de forma correta



Compartilhe



O Deixa Comigo Macajuba tem compromisso com a verdade e, por isso, desde que se iniciou as divergências nos números de casos do coronavírus, em Macajuba, estamos trabalhando duro para esclarecer os fatos para a população. Já fizemos contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e com o assessor do governador Rui Costa para tentar esclarecer os fatos e enfim chegamos à explicação do que realmente aconteceu.



A divergência começou no domingo, quando a SESAB divulgou 7 casos do novo coronavírus, em Macajuba. Logo após a nossa matéria, a Prefeitura divulgou o boletim com apenas 3 casos.

A partir daí o blog sofreu várias acusações de Fake News, quando na verdade desde o princípio a nossa matéria foi pautada em dados oficiais da SESAB.



Na terça-feira,23 de junho de 2020, a SESAB divulgou um boletim com 5 casos confirmados e a observação de que um dos casos que existiam em Macajuba foi validado com sendo residente em Salvador. Mas, faltava um caso, tendo em vista que a prefeitura divulgou o boletim municipal com 6 casos confirmados. O que houve com esse caso que simplesmente desapareceu do boletim da SESAB?



Nesta quarta-feira (24), no grupo de whatsapp Deixa Comigo Macajuba, um dos infectados no nosso município esclareceu o assunto. Danilo Ribeiro, relatou que o seu cartão do SUS foi feito no município de Souto Soares, quando ele residia naquela cidade. Então, por isso, a SESAB contabilizou seu caso em Souto Soares e não em Macajuba. Por isso, os números de casos estão divergindo desde o início da semana.



De acordo com o boletim da SESAB, os municípios são responsáveis pela correção das inconsistências verificadas nos boletins epidemiológicos da SESAB, uma vez que a Vigilância Estadual utiliza os dados informados pelos próprios municípios (prefeituras e unidades de saúde).



Estamos cumprindo o nosso papel, mantendo a população macajubense informada. No entanto, esse deveria ser o papel do Secretário de Saúde que desde o início da pandemia ainda não se manifestou a respeito.

Lembrando, que tivemos acesso através de familiares dos nomes e endereço dos 6 infectados em Macajuba, que mantemos em sigilo por questão ética.

Por causa das divergências o Blog irá seguir o boletim da prefeitura.




Publicidade Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br

Publicidade Google