quarta-feira, 24 de março de 2021

Mulher de 41 anos é mais uma vitima fatal da Covid-19 em Macajuba; confira o boletim desta quarta-feira(24)


A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta quarta-feira, 24 de março de 2021, um novo balanço sobre casos que envolvem o coronavírus (Covid-19) no município.

Continue lendo após a publicidade


A secretaria municipal da saúde comunica a todos que hoje, dia 24 de março, recebeu a confirmação de mais 01 óbito por covid 19 pertencente ao nosso município.

 

Trata-se de uma senhora de 41 anos, que estava internada em uma unidade hospitalar em Itaberaba, indo à óbito em 24 de março de 2021.

 

Em tempo oportuno, prestamos sinceras condolências aos familiares e, solicitamos a toda população que redobre os cuidados. Fique em casa e se precisar sair, use máscara.







Continue lendo após a publicidade


323 casos já confirmados de Covid-19 em Macajuba até hoje (19/03) sendo:

317 Curados

17 Suspeitos

02 Ativos

04 Óbitos

Continue lendo após a publicidade


Não houve aumento de novos casos confirmados

Confira o boletim:












Publicidade: 



SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESCLARECE SOBRE VÍDEO DE PACIENTE QUE ESTÁ CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS


A Secretaria Municipal da Saúde de Macajuba esclarece que tem conhecimento de que o Sr E. Do Nascimento é acompanhado no Hospital Aristides Maltez há algum tempo. No entanto, a atual gestão nunca teve acesso às marcações ou qualquer outro tipo de acompanhamento deste paciente, pois ele preferiu continuar sendo acompanhado por uma ex-funcionária da Prefeitura.

Continue lendo após a publicidade


 

O Município de Macajuba, mantém uma funcionária em Salvador, a disposição dos pacientes encaminhados pela Secretaria da Saúde, mas, o Sr. E. Do Nascimento sempre recusou esse atendimento, preferindo o acompanhamento da ex-funcionária.  Respeitamos a opção do paciente, pois cada um tem o livre arbítrio de escolher quem o acompanha.

Continue lendo após a publicidade


 

É importante ressaltar que todas as vezes em que o paciente e sua acompanhante procuraram a Secretaria da Saúde, solicitando carro para viagem, ele sempre foi atendido.

 

Por fim, ressaltando que a Prefeitura Municipal de Macajuba possui um contrato vigente com a Pousada Suzart, em Salvador, onde todo e qualquer paciente do município pode se hospedar gratuitamente.

Diante da repercussão tentamos o contato com a ex-funcionária Bileu, que aparece no fundo do vídeo e foi citada na nota da Secrataria de Saude de Macajuba, mas não conseguimos falar com ela.

Continue lendo após a publicidade


O texto e vídeo circulado nas redes sociais segue abaixo:

 

"Movimento contra corrupção" denuncia prefeitura de Macajuba por abandonar pacientes em "porta" de hospitais em Salvador".

Passe isso adiante, esse caso tem que ser levado ao conhecimento do Ministério Público.

O paciente tem que ser amparado enquanto estiver em tratamento, tem que ter uma casa de apoio para descanso e alimentação, por fim; enquanto em viagem o referido paciente é responsabilidade da secretaria de saúde do município, no caso em questão, Macajuba.

 

Infelizmente Estamos no abandono total .





Publicidade: 



Vídeo de homem encontrado enforcado não foi em Ruy Barbosa. Saiba o que aconteceu;

Começou a circular pelas redes sociais um vídeo de um homem de camisa azul que foi encontrado enforcado em meio a uma mata. Algumas pessoas começaram a falar que teria acontecido em Ruy Barbosa. O boato tomou forças durante o dia desta quarta-feira dia 24 de março, porém o caso aconteceu dia 18 de março, no município de Nova Cannã.

Vamos aos fatos:
Continue lendo após a publicidade



De acordo com o site iReporter.org, muita comoção entre familiares e amigos de Licinho do Som. Ele estava desaparecido e foi encontrado morto na manhã da quinta-feira (18/03), na zona rural do município de Nova Canaã, distante 4 quilômetros da cidade.

As informações da polícia dão conta que o homem estava pendurado por uma corda presa em uma árvore. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga e depois do exame cadavérico liberado para os familiares. Licinho morava em Nova Canaã e nos últimos dias apresentava sinais de depressão. A princípio, o caso foi registrado como suicídio.
Continue lendo após a publicidade



Portanto, o caso não aconteceu em Ruy Barbosa. Não sabemos o que teria relacionado o vídeo a cidade de Ruy Barbosa ou se Licinho tinha parentes em nossa cidade. Talvez as aparências da mata com a Serra do Orobó teriam confundido as pessoas. Caso tenha mais informações, entre em contato com nosso WhatsApp 075999927561.




Fonte: Ruybarbosanoticias 


Publicidade: Publicidade



Ponte do Rio Capivari é recuperada com placa de sinalização

No dia 1 de Fevereiro de 2021 o prefeito de Macajuba Luciano de Noé esteve no gabinete do Deputado Eduardo Alencar para entregar um ofício solicitando apoio junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura para a realização do serviço de proteção sob a Ponte Capivari, que liga Ruy Barbosa a Macajuba, na BR 130, bem como a sinalização de todo o trecho, no sentido de diminuir as ocorrências de acidentes na localidade. Recebemos imagens dos nossos internautas no dia 15 de março de 2021 que já tinha dado início a reforma da ponte.
Continue lendo após a publicidade




Nesta quarta-feira dia 24 de Março de 2021 nossa redação recebeu fotos de um internauta que mostra a ponte já arrumada e sinalizada confira abaixo as fotos








Publicidade: Publicidade



Moradora de Macajuba diz que está passando necessidade e pede ajuda


O Deixa Comigo Macajuba recebeu uma mensagem de uma moradora da Rua felino Soares Sampaio perto da delegacia em Macajuba, Gleise conta um relato muito triste que vem passando com seus 4 filhos.



“Por favor prefeito eu lhe peço uma ajuda porque o senhor tem uma filha e sabe como dói vê seus filhos passando necessidade até em dormir porque eles têm que acordar bem dedo porque eles dormem em frente da sala mim ajude pelo amor de deus perfeito é uma mãe que estar lhe pedindo. 

Continue lendo após a publicidade




Eles dormem na sala e tem que acordar bem cedo por causa do vento não passar neles dormindo, eu achei uma cama no lixo aqui perto de João Grilo e eu peguei pra eles e coloquei na sala pra eles”

Gleise conta que o pai das crianças faleceu e ela não recebe pensão, vive apenas do Bolsa Família, começou a trabalhar de gari, mas foi informada em uma reunião que se continuasse iria ter o benefício suspenso.

Continue lendo após a publicidade




Ele ainda contou a nossa reportagem que os filhos comeram borra de café, pois não tinha o que comer e ela chega a caçar no mato para alimentar seus filhos.




Deixa Comigo Macajuba há quase 10 anos do Blog do Povo Macajubense



Publicidade: 




Pressionado, Bolsonaro vai à TV e diz que haverá vacina para todos em 2021

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em pronunciamento em rede nacional de televisão na noite desta 3ª feira (23.mar.2021) que o governo brasileiro promove a vacinação contra o coronavírus.
Continue lendo após a publicidade



“Ao final do ano teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve retomaremos nossa vida normal”, declarou. O governo tem sido criticado pela demora na aquisição de imunizantes e por mudanças nos cronogramas de vacinação.

Bolsonaro tenta reduzir a pressão à qual está submetido. Nesta 4ª feira deve ser reunir com governadores e chefes dos outros poderes para discutir medidas contra a pandemia. Os chefes dos Executivos estaduais têm procurado se articular com o Congresso.

Ele listou ações do Executivo para compra dos imunizantes. “Sempre afirmei que adotaria qualquer vacina, desde que aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e assim foi feito”, declarou Bolsonaro.

Bolsonaro citou, porém, o imunizante da Janssen, que até o momento não pediu licenciamento da agência. No passado, também afirmou que não seriam compradas doses da China.

Eis os momentos em que o presidente citou compra de vacinas nesta 3ª:

Oxford/AstraZeneca – “Em julho de 2020 assinamos um acordo com a universidade de Oxford para produção, na Fiocruz, de 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca. E liberamos, em agosto, R$ 1,9 bilhão”

Covax Facility – “Em setembro de 2020, assinamos outro acordo, com o consórcio Covax Facility, para produção de 42 milhões de doses. O 1º lote chegou no domingo passado e já foi distribuído para os Estados”

Coronavac – “Em dezembro, liberamos mais R$ 20 bilhões, o que possibilitou a aquisição da Coronavac, através de acordo com o Instituto Butantan”

Pfizer – “Neste mês intercedi pessoalmente junto à fabricante Pfizer, para antecipação de 100 milhões de doses que serão entregues até setembro de 2021”

Janssen – “E também com a Janssen, garantindo 38 milhões de doses para este ano”

Continue lendo após a publicidade


O pronunciamento foi realizado em um dos momentos de maior pressão sobre o governo federal desde que Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto, em 2019. O número de mortos pelo coronavírus no Brasil se aproxima de 300 mil.

O governo federal tem atualmente seu 4º ministro da Saúde desde o início da pandemia. Saíram Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e, por último, o general Eduardo Pazuello. Marcelo Queiroga assumiu o cargo mais cedo nesta 3ª.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a sugerir o nome da médica Ludhmila Hajjar a Bolsonaro quando ele procurava um substituto para Pazuello, mas a indicação não prosperou. Políticos do Centrão têm dito que o Ministério da Saúde não tem mais espaço para errar.

Bolsonaro desde o começo da pandemia se colocou contra as medidas de isolamento social, apontadas por especialistas como a melhor forma de conter o avanço do vírus na ausência das vacinas.

Também minimizou os perigos da doença, chegando a falar em “gripezinha” em pronunciamento na TV no início de 2020.

Bolsonaro entrou em atrito com governadores por causa disso. Os chefes dos Executivos estaduais adotaram medidas de restrição da circulação para tentar conter as contaminações. Bolsonaro chegou a chamar de “exterminadores de empregos“ os políticos que implantavam essas políticas.

Continue lendo após a publicidade


Ele dizia que não era razoável parar a economia por causa do vírus. “Desde o começo eu disse que tínhamos 2 grandes desafios: o vírus e o desemprego”, afirmou Bolsonaro no pronunciamento desta 3ª. Ele não citou o isolamento social.

O presidente da República não demonstrou, de início, entusiasmo com a vacinação. Disse publicamente que não tomaria o imunizante. Também lançou desconfianças sobre substâncias desenvolvidas pela China, país que é potência da indústria farmacêutica.

Quem puxou essa discussão no Brasil foi o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). Ele anunciou no meio de 2020 que o Instituto Butantan havia fechado contrato para produzir um imunizante desenvolvido pela chinesa Sinovac, conhecido como CoronaVac.

O governo federal tem sido criticado por ter demorado para buscar a compra de vacinas. Outros países compraram doses para imunizar suas populações. O Brasil tem dificuldades para adquirir as substâncias devido à alta demanda global.
Publicidade: Publicidade



Publicidade Google