Publicidade

Publicidade



terça-feira, 2 de junho de 2026

“Essa moto virou rotina e nada de providências”, reclama morador sobre ocupação na Quadra de Santa Luzia

 


Moradores do Povoado de Santa Luzia entraram em contato com a redação do Deixa Comigo Macajuba para manifestar indignação com uma cena que, segundo eles, tornou-se frequente: uma motocicleta estacionada indevidamente dentro da quadra poliesportiva da comunidade.

"Essa moto virou rotina e nada de providências. Cadê o fiscal para ver isso?", questionou um morador que preferiu não se identificar, cobrando uma postura mais rígida das autoridades locais sobre o uso do espaço público.
O Outro Lado
A equipe do blog procurou o fiscal do povoado para esclarecer a situação. Em resposta, o responsável informou que já tem conhecimento do caso. Segundo o fiscal, apesar de a motocicleta estar encostada e, tecnicamente, não estar causando danos físicos à estrutura da quadra no momento, a prática é irregular.
O fiscal afirmou ainda que já entrou em contato com o proprietário do veículo, solicitando que a moto não seja mais estacionada no local, visando preservar o espaço destinado exclusivamente ao esporte e lazer dos moradores.


O Deixa Comigo Macajuba, há 15 anos sendo o "Blog do Povo Macajubense", continuará acompanhando o caso para garantir que o patrimônio público seja respeitado.

Farmácia Capivari normaliza serviços do Banco Bradesco e faz Prova de Vida

 


A Farmácia Capivari informou que o sistema do Banco Bradesco foi totalmente restabelecido. Com isso, a farmácia já voltou a operar normalmente com todos os serviços de saques, depósitos e pagamentos.

A farmácia também avisa que já está realizando a Prova de Vida para aposentados e pensionistas.

A Farmácia Capivari fica localizada na Praça Alípio Fraga em Macajuba




Moradores da Rua Nova, em Nova Cruz, pedem providências contra terreno baldio tomado pelo mato

 




A falta de manutenção em um terreno particular na Rua Nova, no Distrito de Nova Cruz, tem gerado preocupação e reclamações por parte da vizinhança. Segundo relatos de uma moradora local, a área está tomada pelo mato alto, o que favorece o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, além de causar insegurança para quem transita pelo trecho.

Diante do problema, a moradora solicitou que a fiscalização da Prefeitura de Macajuba tome as devidas providências para que o proprietário da posse seja notificado e realize a limpeza imediata do lote.
Em resposta à demanda, o fiscal municipal Luiz (conhecido como Linho). De acordo com Linho, o próximo passo será a identificação exata do local e do proprietário para que a notificação formal seja emitida.
A Prefeitura reforça que a manutenção de terrenos particulares é de responsabilidade de seus donos e que a fiscalização continuará atuando para garantir o cumprimento das normas de limpeza urbana no município e em seus distritos.
Deixa Comigo Macajuba 15 anos O Blog do Povo Macajubense.

LAMA E DESCASO: Moradores do Loteamento João Borges em Macajuba clamam por socorro e pavimentação

 A situação no Loteamento João Borges, próximo à lagoa, chegou ao limite. Entre promessas de projetos e a realidade da lama, quem sofre é o povo que corre risco de quedas diariamente.



O que deveria ser um direito básico transformou-se em um teste de sobrevivência para os moradores do Loteamento João Borges. A equipe do Deixa Comigo Macajuba, o Blog do Povo Macajubense, recebeu denúncias graves e vídeos que mostram o cenário de abandono: ruas tomadas por um lamaçal que impede o deslocamento seguro de pedestres e veículos.
"Não aguentamos mais"
O sentimento da comunidade é de indignação. Com as chuvas e a falta de infraestrutura, as vias tornaram-se verdadeiras armadilhas. Idosos e crianças são os mais afetados, correndo o risco constante de quedas e acidentes ao tentarem sair de suas casas. "A gente paga nossos impostos e o que recebe é lama na porta", desabafa um morador.
O que diz a Secretaria de Obras
Em contato com a nossa redação, o Secretário de Obras, Sandrão, reconheceu o problema, mas a resposta não trouxe alento imediato. Segundo o secretário, existe um projeto para a pavimentação da localidade, porém, ele afirmou que, no momento, não há o que fazer até que os trâmites do projeto avancem.
Deixa Comigo Macajuba: 15 anos ao lado do povo
Enquanto o "projeto" não sai do papel, o povo continua atolado. O Deixa Comigo Macajuba continuará acompanhando o caso de perto, cobrando prazos e ações concretas da gestão municipal. A lama não pode esperar a burocracia.
Veja o vídeo enviado por moradores:



Saiba detalhes do casamento que termina na morte de Arthur em “Quem Ama Cuida”

 


Novela das nove transforma cerimônia em palco de revelações, ameaças e possíveis motivos para um crime que promete movimentar a trama


*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.


Arthur (Antonio Fagundes) e Adriana (Letícia Colin) em "Quem Ama Cuida" (Reprodução/Globo)


Os capítulos desta segunda e terça-feira (1 e 2/6) de Quem Ama Cuida prometem marcar uma virada decisiva na novela. O tão aguardado casamento de Arthur (Antonio Fagundes) e Adriana (Letícia Colin), que já vinha provocando revolta entre familiares e pessoas próximas ao empresário, terminará da pior forma possível: com a morte dele.

Antes da tragédia, a trama prepara o terreno para um verdadeiro desfile de suspeitos. Pilar (Débora Evelyn), por exemplo, mantém sua cruzada para provar que o irmão não está em pleno domínio de suas faculdades mentais. Mesmo após Arthur sair vitorioso da audiência que avaliava sua autonomia, ela deixa claro que não pretende encerrar a disputa.

Ao mesmo tempo, Tiago também chama atenção ao comentar que sua ascensão dentro da empresa só aconteceria com a morte de Arthur, frase que ganha um peso ainda maior diante dos acontecimentos que virão.

As tensões também se espalham pelo núcleo de Adriana. Depois de uma discussão acalorada com Diná, a fisioterapeuta ouve da rival uma promessa de vingança. Já Pedro (Chay Suede) vive um choque ao descobrir que a mulher que está prestes a se casar com Arthur é justamente Adriana. Sem conseguir esconder os sentimentos, ele admite que continua apaixonado por ela.

Como se não bastasse, Pilar e Ulisses decidem voltar atrás e comparecer à cerimônia, aumentando ainda mais a carga emocional do evento. E, em um típico movimento de suspense, a novela promove um apagão no prédio de Arthur durante o casamento, criando o clima perfeito para a sequência que mudará os rumos da história.

Enquanto isso, Adriana ainda precisa lidar com as acusações de Bruna, que a responsabiliza por influenciar Pedro e afastá-lo de sua vida.

O que deveria ser uma celebração, porém, rapidamente se transforma em pesadelo. Pouco depois de oficializar a união, Adriana encontra Arthur caído na calçada. O desespero toma conta da personagem ao perceber que algo gravíssimo aconteceu.

A partir daí, Quem Ama Cuida entra definitivamente em sua primeira grande fase policial. Com diversos personagens acumulando ressentimentos, interesses financeiros, paixões mal resolvidas e desejos de vingança, a morte de Arthur promete abrir uma lista extensa de suspeitos e transformar a investigação no principal mistério da novela das nove nas próximas semanas.


Fonte: Portal Léo Dias 

Órgão do governo Trump sugere tarifaço de 25% sobre produtos do Brasil

 




O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em reunião no início de maio (Foto: CHRISTOPHE PETIT TESSON/EFE/EPA)


O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), órgão do governo Donald Trump, divulgou nesta segunda-feira (1º) um relatório em que recomenda que sejam aplicadas tarifas de 25% a importações de produtos do Brasil, embora preveja várias exceções.

Em julho de 2025, a pasta havia iniciado uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil que considera injustas, entre elas, o Pix e a venda de produtos piratas na Rua 25 de Março, em São Paulo.

“Iniciei esta investigação da Seção 301 a pedido do presidente Trump para abordar preocupações antigas e generalizadas dos EUA com certas políticas e práticas comerciais do Brasil. Ao longo do último ano, o presidente Trump e eu tivemos várias reuniões construtivas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu gabinete, que se intensificaram nas últimas semanas”, disse o embaixador Jamieson Greer, representante comercial dos Estados Unidos, no comunicado.

“No entanto, continuamos a ter divergências substanciais na resolução das questões identificadas nesta investigação. Aguardo com expectativa a continuidade do diálogo com o governo brasileiro antes do prazo legal de 15 de julho de 2026 para a tomada de medidas corretivas”, acrescentou.

O comunicado citou várias justificativas para recomendar o novo tarifaço. A primeira foram ordens da Justiça brasileira contra redes sociais americanas, como determinações de remoção de conteúdos e perfis e multas, e o prejuízo a “empresas americanas que atuam em serviços concorrentes de pagamento eletrônico, inclusive por meio de políticas que favorecem sua principal empresa nacional” – em referência ao Pix.

O segundo ponto foi o que o USTR chamou de “tarifas preferenciais injustas”. “Em virtude de acordos comerciais preferenciais de escopo parcial com o México e a Índia — abrangendo setores nos quais o México e a Índia são produtores avançados e globalmente competitivos —, o Brasil concede tratamento tarifário preferencial mais baixo a centenas de produtos mexicanos e indianos em diversos setores”, apontou o comunicado.

Outros dois pontos mencionados foram a falta de “medidas suficientes para combater o pagamento de propinas e a corrupção” e de “proteção da propriedade intelectual”.

“O Brasil não aplica suficientemente suas leis penais e regulamentos aduaneiros para combater produtos falsificados; não resolve o problema do tempo excessivo que suas autoridades levam para examinar pedidos de patentes, particularmente patentes biofarmacêuticas; e não implementa medidas antipirataria consistentes e contínuas”, alegou o USTR.

O escritório também criticou o Brasil por restringir o acesso ao seu mercado de etanol, ao ter em 2017 interrompido “abruptamente o tratamento tarifário equilibrado que aplicava ao etanol e, desde então, não oferece tratamento tarifário recíproco às exportações de etanol dos EUA”, e o desmatamento ilegal.

O documento do USTR recomenda a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos do Brasil, mas prevê isenções para vários itens, como carne bovina, frutas, café, suco de laranja e metais de terras raras.

O escritório informou que realizará uma audiência sobre a proposta em 6 de julho e orientou as partes interessadas a apresentar solicitações para participar até 22 de junho. Comentários por escrito devem ser enviados até 1º de julho.

No ano passado, os Estados Unidos haviam aplicado tarifas de 50% às importações do Brasil, que foram suspensas na maior parte devido à inflação dos alimentos nos EUA e a uma decisão de fevereiro da Suprema Corte americana que apontou irregularidades no tarifaço global que Trump impôs em 2025.


Fonte: Gazeta do Povo 

NOTA DE FALECIMENTO: Morre aos 76 anos o sr. Cristiano Carneiro dos Santos, o conhecido "Nego"

 


É com pesar que informamos o falecimento de Cristiano Carneiro dos Santos, carinhosamente conhecido em toda a região como Nego, ocorrido nesta terça-feira, 02 de junho de 2026. Aos 76 anos, Nego deixa um legado de amizade e história em nossa comunidade.

Ele deixa os filhos Vanessa, Justino, Silas, Léi e José, além de suas irmãs Deza e Zinha, familiares e muitos amigos que lamentam sua partida.
Informações sobre o Sepultamento:

O velório está sendo realizado por familiares e amigos na Rua Nova , e o sepultamento está marcado para esta quarta-feira, 03 de junho, no Distrito de Nova Cruz.
A equipe do Deixa Comigo Macajuba presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos por esta perda irreparável.

Prefeitura de Macajuba amplia ações de prevenção e disponibiliza novas vagas para mamografia

 




A Prefeitura de Macajuba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando atendimentos de mamografia na Praça de Eventos para mulheres previamente cadastradas, fortalecendo as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além dos exames, a população também conta com os serviços do Vacimóvel, responsável pela atualização da caderneta de vacinação, e do Odontomóvel, que oferece atendimento odontológico gratuito.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que ainda há vagas disponíveis para mulheres interessadas em realizar a mamografia. Para efetuar o cadastro, é necessário comparecer à Praça de Eventos com RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Os atendimentos do Vacimóvel e do Odontomóvel seguem disponíveis até a próxima quarta-feira, garantindo mais acesso aos serviços de saúde para a população macajubense.



Fonte: Ascom

Saúde Mental e Alcoolismo em Pauta: Secretário de Assistência Social de Macajuba Responde a Críticas após Vídeo Viral

 Em resposta ao quadro, o secretário de Assistência Social, Sidney Rocha, rebateu as críticas direcionadas à sua pasta. Segundo o secretário, o município não tem sido omisso. Sid destacou que a secretaria já realizou intervenções anteriores, chegando inclusive a internar o indivíduo em questão para tratamento.



Ainda de acordo com o secretário, o diálogo com a família reforça a complexidade do caso. Familiares teriam informado que o homem não possui problemas mentais diagnosticados, sendo o alcoolismo a raiz do comportamento agressivo. Segundo relatos da própria família, "não há o que fazer", evidenciando a dificuldade de manter o tratamento.
Enquanto a polêmica do vídeo ganha força, outra situação crítica foi reportada ao Deixa Comigo Macajuba. No Distrito de Nova Cruz, residentes da Rua Mariano Vieira denunciam o sofrimento de um homem com problemas mentais que grita todas as noites, perturbando o sossego e gerando preocupação.
Segundo os moradores, apesar da gravidade, nenhuma medida efetiva foi tomada pela equipe de saúde local até o momento. O caso de Nova Cruz amplia a cobrança por uma rede de atenção psicossocial (RAPS) mais atuante no município.
O espaço segue aberto para que as autoridades competentes apresentem soluções concretas para os casos mencionados.
Deixa Comigo Macajuba – 15 Anos: O Blog do Povo Macajubense.

Entenda abono extraordinário sancionado na BA para profissionais da educação da rede estadual

 



Benefício será pago no dia 9 de junho para mais de 80 mil trabalhadores. Dinheiro sairá de recursos dos precatórios do Fundef.


Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que cria abono extraordinário para profissionais da educação da rede estadual — Foto: Joá Souza/GOVBA


O abono extraordinário sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) será destinado a profissionais da educação básica da rede estadual.

Ao todo, 80 mil servidores receberão o dinheiro no dia 9 de junho. O pagamento, de caráter excepcional e válido apenas para 2026, foi autorizado na sexta-feira (30).

Os recursos sairão dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) — valores devidos pela União ao Estado. Ao todo, serão usados 20% do montante.


Entenda abaixo os detalhes do pagamento:

•Quem tem direito

•Qual o valor

•Abono regular também será pago

1. Quem tem direito

Segundo o Governo da Bahia, terão direito ao abono os profissionais que constavam na folha de pagamento de abril deste ano.

A lista inclui servidores efetivos, ocupantes de cargos comissionados, contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e aposentados da categoria.


2. Qual o valor

O valor do pagamento do abono extraordinário varia de profissional para profissional, pois será proporcional à carga horária da pessoa beneficiada.

A estimativa do governo é que servidores com jornada de 20 horas semanais recebam, em média, R$ 721,18. Já aqueles com carga horária de 40 horas deverão receber R$ 1.442,37.


3. Abono regular também será pago

Além do novo abono extraordinário, o Estado também confirmou para o dia 9 de junho o pagamento do abono regular dos precatórios do Fundef.

Esse benefício é destinado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários escolares que atuaram na rede pública estadual entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006, incluindo servidores ativos e inativos.


Fonte: G1 Bahia 

Palmeiras reage após polêmicas com VAR e eleva o tom contra “falsas narrativas”

 


Clube se manifesta após vitória sobre a Chapecoense, questiona critérios da arbitragem, cita lances de outras rodadas e critica conteúdos produzidos nas redes sociais

(Reprodução)


O Palmeiras publicou uma nota oficial nesta segunda-feira (1º/6) para contestar as críticas surgidas após a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o clube utilizou os áudios e imagens do VAR disponibilizados pela CBF para defender as decisões tomadas durante a partida e rebater o que classificou como “falsas narrativas” construídas após o resultado obtido no Allianz Parque.

A principal discussão envolve o lance ocorrido nos acréscimos da partida. A Chapecoense chegou a balançar as redes com Ítalo e empatar o confronto, mas o gol acabou invalidado após revisão da arbitragem. Na avaliação apresentada pelo Palmeiras, tanto o árbitro de campo quanto a equipe do VAR identificaram uma infração sobre Murilo antes da conclusão da jogada.

“Divulgados pela CBF, os vídeos dos lances revisados pelo VAR no jogo entre Palmeiras e Chapecoense são esclarecedores e desconstroem as falsas narrativas surgiras após mais uma vitória alviverde. Na jogada do gol anulado, tanto o árbitro de campo quanto o árbitro de vídeo concordam que o zagueiro Murilo, do Palmeiras, foi empurrado pelas costas; somente se discute se a infração cometida pelo atleta da Chapecoense interfere ou não na disputa de bola”, afirmou o clube.

O Verdão também questionou a marcação do pênalti assinalado para a equipe catarinense nos minutos finais da partida. Na cobrança, Bolasie acertou o travessão e desperdiçou a oportunidade de empatar o jogo. Na nota, o clube argumenta que a própria comunicação do VAR levantou dúvidas sobre a existência de imagens conclusivas para justificar a revisão do lance.

“Já no lance do pênalti para a equipe catarinense, o VAR afirma não haver ‘uma imagem que comprove que a falta foi dentro da área’. Ora, se não há imagem conclusiva, por que foi recomendada a revisão?”, questionou o Palmeiras.

O comunicado também ampliou a discussão para outros episódios recentes envolvendo a arbitragem. O clube comparou o lance do pênalti marcado para a Chapecoense a uma jogada envolvendo o atacante Sosa no clássico contra o Corinthians e afirmou que a falta de uniformidade nos critérios tem prejudicado a equipe ao longo da competição.

“Cabe lembrar que a penalidade foi quase idêntica àquela sofrida pelo atacante Sosa no último Derby, em infração sonegada pelo VAR que poderia ter nos rendido mais 2 pontos”, destacou o texto.

Outro ponto abordado foi a expulsão de Allan durante a partida contra a Chapecoense. O Palmeiras citou uma decisão tomada pelo mesmo árbitro em confronto anterior diante do Athletico-PR para sustentar o argumento de que situações semelhantes receberam punições diferentes.

“A esta falta de critério, soma-se a expulsão de ontem de Allan pelo mesmo árbitro que, no jogo entre Palmeiras e Athletico-PR, em lance similar envolvendo o lateral palestrino Arthur, exibiu somente um amarelo ao adversário”, escreveu o clube.

Na reta final da nota, o Palmeiras ainda mencionou outro episódio envolvendo o Remo e voltou a afirmar que decisões recentes da arbitragem impactaram diretamente sua campanha. Em seguida, direcionou uma mensagem aos torcedores e criticou conteúdos produzidos por parte da imprensa e influenciadores.

“Por fim, sugerimos à Família Palmeiras que não se deixe enganar por narrativas falsas, criadas por influenciadores e pseudojornalistas que se utilizam de desequilíbrio e insinuações em busca de audiência e engajamento. Erros acontecem a favor e contra todos os times”, constata.

O comunicado foi encerrado com um apelo direto à torcida: “Não consuma conteúdos de quem quer o mal do Palmeiras. Segue o líder!”. A vitória manteve o clube na liderança do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Portal Léo Dias 

Deficit dos Correios supera R$ 3 bilhões no primeiro trimestre

 



Prejuízo representa alta de 83,02% em relação ao observado no mesmo período do ano passado, quando houve um deficit de R$ 1,725 bilhão

Plano apresentado pela empresa prevê superavit apenas em 2027 - (crédito: Divulgação/Correios)


Os Correios registraram resultado líquido negativo de R$ 3,158 bilhões nos três primeiros meses de 2026, conforme balanço publicado ontem pela estatal. O prejuízo representa alta de 83,02% em relação ao observado no mesmo período do ano anterior, quando houve um deficit de R$ 1,725 bilhão.

As despesas gerais e administrativas, bem como as despesas financeiras, foram os fatores que impulsionaram o saldo negativo no primeiro trimestre.

Foram gastos R$ 2,26 bilhões na conta que engloba, por exemplo, custo com pessoal e contratação de serviços advocatícios. Um fator de forte pressão foi o demonstrativo das contingências, já que a estatal está envolvida em processos judiciais de natureza trabalhista, cível e fiscal. O total do primeiro trimestre de 2025, referente às despesas gerais e administrativas, foi de R$ 1,22 bilhão.

Em outra frente, as despesas financeiras passaram de R$ 282,9 milhões para R$ 985 milhões, no mesmo período de comparação. Elas foram puxadas especialmente por encargos do financiamento da dívida interna, como juros e IOF. Houve reconhecimento de juros e multas de tributos incidentes sobre impostos de importação no período de 2025 e no primeiro trimestre de 2026.

Em 2025, o rombo total dos Correios somou R$ 8,5 bilhões, a pior marca da história da empresa, e a expectativa, no momento, é de que 2026 supere o recorde. A estatal espera, contudo, atingir um superavit em 2027.

Os Correios enfrentam dificuldades e perda de receitas desde o avanço de grandes companhias de logística e vendas, como a gigante americana Amazon, e pela queda da demanda pelos serviços postais tradicionais, como o envio de cartas.

De acordo com o balanço, nos três primeiros meses do ano foram arrecadados R$ 2,2 bilhões em encomendas (queda de 5,5% em relação ao mesmo período de 2025), R$ 156 milhões em postagens internacionais (-60,3%), R$ 1,2 bilhão em cartas e documentos ( 11,4%), e R$ 465 milhões em outras receitas ( 48%).

Plano de recuperação

Para viabilizar a liquidez no curto prazo, os Correios anunciaram em novembro passado uma operação de crédito com aporte de até R$ 20 bilhões. O Tesouro Nacional aprovou um empréstimo inferior, de até R$ 12 bilhões, aos Correios. Uma capitalização adicional de até R$ 8 bilhões segue em tratativa.

O plano inclui, em seus eixos principais, o corte de despesas administrativas e de pessoal — incluindo um Programa de Demissão Voluntária (PDV) — otimização de ativos, como venda de imóveis, e a captação de recursos.

De acordo com a estatal, desde janeiro, 3.181 funcionários dos Correios aderiram ao PDV, o que representa mais de 30% do contingente elegível.

Já sobre os imóveis, a empresa afirma que possui 138 construções ociosas que serão arrematadas em leilões, com retorno esperado de mais de R$ 13 milhões.

Apesar disso, o plano apresentado pela estatal é alvo de questionamentos. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu dar ciência ao governo federal sobre a possível violação de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com a ausência de verificação "própria e independente" das premissas financeiras que embasaram o plano de reestruturação dos Correios.

Também foi comunicado que houve insuficiência da análise sobre a capacidade de pagamento da estatal para fins de concessão de garantia da União e operação de crédito no valor de R$ 12 bilhões.

Segundo a Corte de Contas, esse segundo ponto "afronta" o dispositivo que trata da capacidade de pagamento de empresas estatais em operações de crédito, previsto no decreto 11.907/2024.

O TCU também alertou o Poder Executivo Federal que há ampliação "da exposição" da União com a ausência de avaliação externa sobre as premissas de receitas, despesas e fluxos de caixa que fundamentam os planos de equilíbrio econômico-financeiro de estatais.

Fonte: Correio Braziliense  (Com informações da Agência Estado)

Preço do gás de cozinha sobe quase 10% na Bahia e botijão pode ficar até R$ 10 mais caro

 


Reajuste passou a valer nesta segunda-feira (1º) após aumento aplicado pela refinaria de Mataripe.

O valor do gás de cozinha teve reajuste de 9,59% nesta segunda-feira (1º), segundo o Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha (SindRevGás).

De acordo com a entidade, o aumento foi aplicado pela Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe. Com isso, o valor do botijão pode ficar, em média, entre R$ 8 e R$ 10 mais caro para o consumidor final.

"O aumento vai ter um impacto significativo, porque o gás vai aumentar entre R$ 8 e R$ 10. O consumidor já vai sentir o peso a partir de hoje", disse o diretor do SindRevGás, Robério Souza.

O preço médio do botijão em Salvador e na região metropolitana era de R$ 145 e, com o reajuste, pode variar entre R$ 155 e R$ 158.

"Se comparar, o gás está quase 30% mais caro do que o consumidor pagava em dezembro de 2025", afirmou o diretor do SindRevGás.

A TV Bahia entrou em contato com a Acelen e aguarda posicionamento da empresa.

Dedê vende botijões de gás no subúrbio de Salvador por R$ 130 para retirada no local e por R$ 140 com entrega em domicílio. Ele estima um aumento de R$ 10 já a partir desta segunda-feira.

"O consumidor reclama bastante, mas a situação também está muito apertada para a gente. É difícil manter", contou Dedê.

Uma das reclamações dos revendedores é que, com o "Gás do Povo", programa federal voltado ao acesso gratuito à recarga de botijões de até 13 kg para famílias de baixa renda, e os sucessivos aumentos no valor do gás, a categoria ficou sem margem de lucro.

"A rede revendedora vê isso com muita preocupação, porque não existe margem de lucro. A gente entende que é um projeto social, mas o revendedor não pode ter prejuízo nessa operação. Muitos não aderiram e outros já pensam em não renovar quando o contrato acabar. É impossível trabalhar nesses moldes financeiros", analisou Robério Souza.

"Eu recebo em torno de R$ 106,39 por botijão ofertado no programa. Praticamente não existe margem de lucro. Quando começou, ainda havia uma margem pequena, mas agora, com o aumento, ela desapareceu", pontuou Dedê.

Preço do gás de cozinha sobe quase 10% na Bahia e botijão pode ficar até R$ 10 mais caro — Foto: Reprodução EPTV



Veja abaixo o histórico de aumentos no ano:


2 de janeiro: O valor do gás de cozinha teve um reajuste de 2,38%.

15 de abril: O valor do gás de cozinha teve um reajuste de mais de 15%.


Fonte: G1 Globo / Bahia



Policial civil mata esposa e comete suicídio em Araci, na Bahia

 


Foto: Reprodução


Um caso de feminicídio seguido de suicídio chocou moradores do município de Araci, na região sisaleira da Bahia, na madrugada do domingo (31).

De acordo com informações da Polícia Civil, o investigador Jefferson de Araújo Costa, de 54 anos, lotado na Delegacia Territorial de Araci e integrante da turma de 2000 da corporação, teria efetuado disparos de arma de fogo contra a própria esposa, identificada como Deuziana de Oliveira da Silva, de 34 anos. Em seguida, ele teria tirado a própria vida.

O caso aconteceu no Restaurante Sabor da Terra, localizado na Praça Tanque da Nação, na zona urbana da cidade. A Polícia Militar foi acionada após uma denúncia informar que um homem e uma mulher estavam caídos no interior do estabelecimento, aparentemente vítimas de disparos de arma de fogo.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o casal sem sinais vitais. A área foi isolada para o trabalho das equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsáveis pela perícia e remoção dos corpos.

Segundo os levantamentos iniciais, há indícios de que Jefferson matou a companheira e, logo depois, cometeu suicídio. A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada.

A Delegacia Territorial de Araci instaurou procedimento investigativo para apurar todas as circunstâncias do caso. Laudos periciais e depoimentos de testemunhas deverão auxiliar na elucidação dos fatos.

Fonte: Alô Juca

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Jovem com Síndrome de Down emociona ao dirigir pela 1ª vez o seu carro BYD: “Carro à altura”

 


Primeira pessoa com Síndrome de Down a tirar habilitação em Goiás relata primeiro passeio de BYD ao lado da namorada


(Reprodução Instagram jvdepaiva)


João Vitor de Paiva, a primeira pessoa com Síndrome de Down a conquistar a carteira de habilitação no estado de Goiás, usou as redes sociais para compartilhar um momento especial ao volante de um BYD. O jovem emocionou os seguidores ao relatar a primeira vez em que dirigiu o próprio carro para encontrar a namorada e destacou as qualidades do modelo SUV da montadora chinesa.

“Depois da limusine com motorista, chegou o dia tão esperado: eu dirigi o MEU carro para a minha namorada pela primeira vez. Tem momentos na vida que merecem um carro à altura. E o meu me permitiu viver isso ao lado dela, transformando tudo em memória que vou guardar para sempre. Obrigado, BYD, por fazer parte de mais um capítulo da minha história e dos meus momentos mais especiais”, escreveu.

João Vitor tornou-se o primeiro motorista com Síndrome de Down a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Goiás, em março de 2026, durante uma ação promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO). A conquista teve grande repercussão e foi celebrada como um marco de inclusão e representatividade.

Além da habilitação, ele acumula outras realizações importantes. João Vitor é ativista da UNICEF e também entrou para a história ao se tornar a primeira pessoa com Síndrome de Down formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Fonte: Portal Léo Dias 

Moradores do Paó e Cancela Preta cobram melhorias em estradas ; Prefeitura de Macajuba garante início das obras






 As condições das estradas rurais de Macajuba voltaram a ser alvo de reclamações nesta semana. Motoristas e moradores que dependem diariamente das vias que ligam as regiões do Paó e da Cancela Preta afirmam que o tráfego no local continua sendo um grande desafio.

Nas redes sociais, moradores divulgaram imagens e vídeos que mostram o estado crítico de alguns trechos. Nas fotos, é possível ver buracos e lama, o que dificulta o escoamento da produção agrícola e o deslocamento de veículos leves e motocicletas. "É um clamor antigo. Quem passa por aqui todo dia sofre com o desgaste dos veículos e o risco de acidentes", relatou um morador da região.
Resposta da Gestão Municipal
Diante das cobranças, o responsável pelo setor de infraestrutura e estradas do município, Alex Macedo, informou à nossa reportagem que a gestão já está ciente da situação e tomando as providências necessárias.
Segundo Macedo, o cronograma de manutenção está sendo cumprido e as máquinas já foram deslocadas para a região. "As máquinas já estão na área para a realização do serviço de recuperação. Nossa prioridade é garantir a trafegabilidade e atender a esse pedido da comunidade o mais rápido possível", afirmou o responsável.

A expectativa dos moradores é que, com a chegada do maquinário, os pontos mais críticos recebam o encascalhamento e o nivelamento adequados antes do próximo período de chuvas intensas.
O Deixa Comigo Macajuba continuará acompanhando o andamento das obras para informar à população.




Deixa Comigo Macajuba 15 anos O Blog do Povo Macajubense




Açaí Nova Cruz

Publicidade Google