sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) faz alerta para a prevenção do sarampo


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, confirmou a ocorrência de três casos importados de sarampo na Bahia. O primeiro caso foi de pessoa residente em São Paulo, que chegou a Porto Seguro no mês de junho. Os outros casos foram de uma pessoa que veio de São Paulo e outra de uma menor de 12 aos que viajou para a Espanha. Diante da confirmação desses três casos, a Sesab alerta para o risco de ocorrência de novos casos associados à importação da doença, o que torna essencial a manutenção de uma vigilância ativa para detecção precoce de casos suspeitos e a adoção imediata de medidas para prevenção de surtos.

A coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Chastinet, reforça que a ocorrência de casos importados de sarampo no Estado representa situação de risco para a doença. “Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, que se enquadrem na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal anterior”, pontua Akemi.

Para os profissionais de saúde, a recomendação é que seja feita a imediata notificação de todo caso suspeito de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior; o bloqueio imediato após exposição, contemplando os contatos diretos e indiretos suscetíveis na faixa etária de 6 a 49 anos. “Contatos acima de 50 anos que não comprovarem nenhuma dose da vacina com o componente do sarampo devem receber uma dose da vacina tríplice viral”, completa Akemi.    

Outra recomendação que está sendo feita para os profissionais de saúde é a intensificação vacinal com tríplice viral visando a melhoria da cobertura, de forma seletiva, conforme o calendário de vacinação, além da notificação imediata dos casos suspeitos, da busca ativa de casos suspeitos, e a capacitação das equipes municipais.

O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.
 
Os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

Ascom/Sesab



Publicidade

Família que perdeu casa no incêndio em Ruy Barbosa ganha reforma e ampliação do imóvel

A família de Franciele e seu esposo Leandro, ganharam a reforma e ampliação do imóvel destruído pelo incêndio no Sítio Brejo Novo, pé da Serra, lado das Flores, no município de Ruy Barbosa.

O caso aconteceu na manhã do último domingo (28). Em vídeo divulgado pela jovem Franciele, ela narra que perdeu todos os pertencentes do filho de 1 ano e de uma menina de 08 anos de idade.

Após divulgação nos veículos de comunicação da região, a população se mobilizou para ajudar a família com doações de roupas, alimentos e móveis. A Secretaria de Ação Social de Ruy Barbosa, através da Secretária Marília, apoiou a mobilização, visitou a família e realizando suporte necessário. 

Na manhã desta quinta-feira (01), O Prefeito Cláudio Serrada e um empresário da cidade visitaram a família e viu que a construção inacabada ao lado da casa do casal pertence ao irmão de Franciele, Jorge que é casado com Janeide e moram em um cômodo na casa da mãe de Jorge. 


O empresário sensibilizado com a situação do casal (Jorge e Janeide), fez uma doação de todo o material necessário para concluir a casa. Assim, além da casa do casal (Franciele e Leandro) que a prefeitura com mão de obra e material estar recuperando e ampliando, o casal (Jorge e Janeide) vai ter a sua casa concluída.


Fonte; Secom Ruy Barbosa



Publicidade

TV Globo anuncia mudança no horário do 'Domingão do Faustão'


A Globo fará uma mudança rara na programação do próximo domingo. Faustão, que sempre apresenta seu Domingão após o futebol, irá ao ar no dia 4, excepcionalmente, antes do Campeonato Brasileiro.
O motivo: o clássico entre Corinthians e Palmeiras, que será realizado às 19h e não pode ser remarcado para 16h, horário tradicional dos jogos na TV.




A partida entre rivais, que costuma render altos índices de audiência à Globo, não poderá ser antecipada porque o Corinthians jogará na quinta-feira, às 21h30, no Uruguai, e não teria tempo hábil de descanso para a partida contra o Palmeiras, na Arena Corinthians (SP), se entrasse em campo às 16h.

Outros dois jogos foram transferidos para às 19h: Vasco x CSA e o clássico mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro. Segundo a Globo, Faustão entrará no ar logo após o Choque de Cultura Show, humorístico com motoristas que analisam o filme exibido anteriormente em Temperatura Máxima. O Fantástico irá ao ar após o futebol.

"Corinthians x Palmeiras já era escolha prévia da Globo, e a grade foi alterada para respeitar o intervalo entre duas partidas da mesma equipe, acordado pela CBF com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Como o Corinthians joga pela Copa Sul-Americana na quinta-feira, dia 1 de agosto, às 21h30, não poderia entrar em campo novamente às 16h de domingo", explicou a emissora, por meio de sua assessoria de comunicação.
Fonte: Uol





Publicidade

Exclusivo: Chefe do Cartório Eleitoral divulga todas as informações precisa sobre a biometria para eleitores macajubense



Na manhã desta sexta-feira, 02 de agosto de 2019, o senhor Marcílio Guimarães Guedes Chefe do Cartório Eleitoral, enviou um oficio exclusivo para o Deixa Comigo Macajuba, tendo em vista que é o canal de maior audiência no município, no oficio explica sobre a biometria no município de Macajuba.

Oficio diz:



Ruy Barbosa, 02 de agosto de 2019

Ofício- Circular N.º 046/2019 – 087ªZE/BA


Assunto: Informação sobre o Posto de Atendimento para a Biometria Extraordinária Obrigatória do município de Macajuba

Senhor(a) ,

Cumprimentando-a, de ordem da Exma. Juíza Eleitoral desta 087ªZE, a Bela. Ivonete de Sousa Araújo, informo que foi aberto um Posto de Atendimento no município de Macajuba para a realização da Biometria Extraordinária Obrigatória, situado no Centro Cultural Pedro Borges Sampaio, Praça. Dr. Castro Cincurá, Nº 23, Centro (Ao lado da Prefeitura).



- O Horário de funcionamento do Posto é das 08:00 até 17:00, de segunda-feira á sexta-feira na modalidade de agendamento.



- Agendamento pelos sítios agendamento.tre-ba.jus.br, www.tre-ba.jus.br e pelo telefone 0800 071 6505.



- Documentos necessários:



1) Documento oficial com foto (RG, Passaporte, carteira de trabalho, Carteira funcional de órgão público, CNH (apenas para revisão e transferência. Não serve para primeiro título)

2) Comprovante de endereço: conta de água, luz e telefone; comprovante de matrícula escolar (carimbado e assinado por um responsável pela escola), conta nas agências bancárias de Ruy Barbosa, cadastro da bolsa família; Imposto territorial rural do exercício anterior. Esses comprovantes servem para parentes próximos desde comprovado o parentesco.

3) Certidão de nascimento ou casamento para mudança de dados cadastrais.

4) Comprovante de alistamento militar no caso de alistamento (primeiro título) para homens com a idade a partir de 18 anos.



Informo ainda que a biometria extraordinária encerrará no dia 18/02/2020. Porém aconselhamos os eleitores a antecipar seu agendamento para evitar transtornos, uma vez que o planejamento realizado pelo TRE-BA referente à quantidade de kits biométricos disponibilizados levou em conta o número de eleitores em relação aos meses do período da biometria. Dessa forma, se os eleitores deixarem para a última hora não haverá condições de atender a todos.



Nesta oportunidade, renovo-lhe protestos de alta estima e distinta consideração.

Marcílio Guimarães Guedes
Chefe do Cartório Eleitoral





Publicidade

Pais pedem tutor para ônibus escolar da região do Jundiá, “é a pior bagunça” diz internauta



Recentemente o Deixa Comigo Macajuba recebeu uma imagem mostrando um descaso em um ônibus escolar na região do Jundiá.

Na mensagem ela dizia:

“Olha que falta de respeito em transporte escolar, esse é transporte do jundiá, tem casca de cana.

é a pior bagunça dos próprios alunos, o pior que o motorista não faz nada, eu acho que ele pelo menos poderia reclamar.

Pra mim e uma falta de respeito se o transporte e para carrega os alunos, eu acho que eles poderiam colabora com a limpeza isso está errado, deveria ter tutor, mas a senhora prefeita não colocou”. Finalizou a internauta.



Prepostos da secretaria de Educação, informaram ao Deixa Comigo Macajuba, que tutor é apenas para crianças menores e que este ônibus tem alunos maiores, mas que a Secretária de Educação do município Sandra Dias, juntamente com o chefe da empresa de Transporte Escolar, irá se reunir para analisar a situação.





Publicidade

São Paulo contrata Daniel Alves


Sem clube desde o fim do contrato com o Paris Saint-Germain, no fim de Julho, Daniel Alves aceitou o projeto a longo prazo oferecido pelo São Paulo, que viza coloca-lo na Copa do Mundo de 2022, no Catar.


São Paulo anunciou a contratação com uma publicação nas redes sociais em que mostra um porta-retratado de Daniel Alves menino e uma televisão que exibe imagens do Tricolor bicampeão do mundo contra o Milan, no Japão, em 1993. Ao fundo, Daniel Alves narra:



– Agora é domingo e nós estamos assistindo o futebol na TV preto e branca. Esse é o melhor dia da semana com muita alegria em nossa casa – disse o lateral.

Em seguida, o vídeo mostra imagens do Morumbi:

– Agora é 2019, e eu poderia ter escolhido qualquer lugar para jogar, mas escolhi voltar para o Brasil, pelo meu país, pelo meu povo, pelo meu clube de coração. É irreal, mas estou aqui – afirmou Daniel Alves.

Em seu Instagram, Daniel Alves postou o vídeo divulgado pelo clube com a legenda:

– Sonhar é possível e realizar também..... um dia sonhei com meu primo jogar no São Paulo e no Barcelona, hoje estou realizando a parte que faltava desse sonho!

O São Paulo vinha conversando com os atuais patrocinadores além de novas empresas na tentativa de buscar maneiras de viabilizar o lateral-direito.

O diretor executivo de futebol Raí foi o responsável direto nas negociações pelo capitão da Seleção. O atleta está de férias em Fortaleza e deve chegar à capital paulista nos próximos dias para ser apresentado.



– Daniel Alves é a personificação do que essa gestão vislumbra para o São Paulo. Um dos principais jogadores no mundo e reconhecido pelo seu imenso profissionalismo, por sua determinação ferrenha e sua sede interminável por títulos e vitórias. É, também, um cidadão engajado socialmente e apaixonado pelo nosso país. O São Paulo, portanto, ganha em todas as frentes possíveis. Um dia disse ao Daniel que ele viria jogar no São Paulo, seu clube do coração. Hoje tenho a imensa alegria e orgulho de ter cumprido essa promessa – disse o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, em comunicado no site do clube.
Fonte: G1



Publicidade

Neste sábado(03) acontecerá o Teceirão Fest 2019 no Centro Comunitário de Macajuba



Sábado dia 03 de agosto acontecerá o Teceirão Fest 2019 no Centro Comunitário de Macajuba a partir das 21: 00 horas, Com as atrações os Boys da Pisada, JP, Orlei Macedo e uma banda surpresa, você não pode perder essa festa que será um estouro. 

Ingressos estão sendo vendidos pelos alunos do terceiro ano.

Confira o Cartaz;


Atenção: As 100 primeiras pessoas que chegarem na festa concorrerão a uma Bandeja de Cerveja


Organização: Terceirão 2019








Publicidade

Vem participar conosco da 4° CAVALGADA DO BATOM, se ligue nos detalhes


Você quer mais música

Mais risadas

Mais abraços

Mais diversão

Mais amor.

Então vem participar conosco da 4° CAVALGADA DO BATOM.

ADQUIRA já seu kit com!

VANUZIA NA BOIADEIRO

HOZANA NO MINI PRECO

CLEIDI ELMA NA FARMÁCIA HELIRENE RUY BARBOSA.

INFORMAÇÕES (74)99991-0819.

O kit custa R$ 50,00 e vem com 01 camisa + 01 boné + 01 caneca, todos personalizados com a logo da cavalgada.

lembrando que as reservas do kit vão até dia 05/08/2019.

A Cavalgada do Batom é dia 08/09/2019, saindo de Macajuba até a fazenda de Heraldo.


Publicidade

Publicidade Google

Publicidade Google